Chris Anderson e Michael Wolf escreveram um artigo de capa para a revista Wired que criou bastante polêmica. Trata-se do artigo "The Web Is Dead. Long Live the Internet", onde apontam que a WEB (World Wide Web) está em declínio. Esse declínio é, para os autores, fruto de uma gama de aplicativos que fazem o indivíduo passar longas horas na internet, mas não na WEB. A figura a seguir mostra esse movimento de declínio, segundo os autores:


 Para Anderson e Wolf, a "morte" não e o fim da Web:
“Sure, we’ll always have Web pages. We still have postcards and telegrams, don’t we? But the center of interactive media — increasingly, the center of gravity of all media — is moving to a post-HTML environment,” we promised nearly a decade and half ago. The examples of the time were a bit silly — a “3-D furry-muckers VR space” and “headlines sent to a pager” — but the point was altogether prescient: a glimpse of the machine-to-machine future that would be less about browsing and more about getting.
Trata-se de uma previsão funesta? Parece, mas outros jornais trataram de contrapor o artigo da Wired. Foi o caso do The New York Times, no artigo intitulado "Is the Web Dying? It Doesn’t Look That Way". Nesse, Nick Bilton, discorda de Anderson e Wolf. Para Bilton, o tráfego na Web tem aumentado, ao invés de diminuir. Para isso, utiliza o gráfico produzido por um relatório da Cisco, que aponta o crescimento:

O gráfico demonstra que, entre 1995 e 2006, o montante total do tráfego Web passou de cerca de 10 terabytes/mês para um milhão terabytes/mês. Bilton aponta que as indicações de Anderson e Wolf podem estar certos no que diz respeito ao crescimento do uso dos aplicativos, mas assevera que "a maioria dessas aplicações e sites da Web são tão interligados, que é difícil saber a diferença".

É cedo para dizer qual dos dois tem razão, ou mesmo se ambos estão certos ou equivocados. O que podemos afirmar é que a Web está sendo redefinida, sendo seus "usos" cada vez mais ressignificado, em face das tecnologias que eclodem diariamente. Vamos ver o que o futuro reserva para o mundo das notícias e o trabalho jornalístico.

Veja outros pontos de vista em:
Is the web really dead?
Wired Declares The Web Is Dead—Don’t Pull Out The Coffin Just Yet
When Wrong, Call Yourself Prescient Instead
The Web Isn’t Dead; It’s Just Continuing to Evolve

1 Response so far.

  1. Impossível acontecer isso, a internet é o futuro.

Postar um comentário