Robert Niles
Essa é uma pesquisa que dá o que falar. Robert Niles, que já foi editor Web, redator e repórter de vários jornais, incluindo o Los Angeles Times e o Herald-Times, convida os colegas a se perguntarem sobre que habilidades são necessárias para o chamado "sucesso profissional". 

No artigo intitulado "What skills do you need to succeed in your journalism career?", publicado no OJR: The Online Journalism Review, Niles relembra que antes da internet as habilidades dos jornalistas eram bem claras:
Uma geração atrás, as habilidades necessárias para um jornalista eram bem definidas. Se você estava indo trabalhar em uma redação de um jornal impresso, era necessário saber como redigir/escrever um relatório/notícia. Caso você fosse trabalhar em fotojornalismo, você precisava desenvolver ainda a fotografia e as habilidades de edição de fotos. Se fosse ser  cinegrafista precisava saber como filmar e editar vídeo. Se fosse telejornalista, seria necessário desenvolver a habilidade de falar no ar com confiança e autoridade.
Porém Niles reconhece que hoje é "necessário isso tudo e muito mais". É por isso que, nesse artigo, ele abriu o espaço para a participação em uma enquete que expressa quais as habilidades que os jornalistas já possuem e quais as que desejariam desenvolver. Veja, preliminarmente, como se manifestaram online os leitores, inclusive eu:


É interessante olhar as respostas e ver que os resultados não são tão distantes assim quanto se imagina. A amostragem é a mesma em ambas as respostas. Mesmo os que dominam uma determinada "área do saber" digital, concordam que "sempre" estão em processo de aprendizagem e, que novas competências e habilidades são diariamente incorporadas ao trabalho. 

0 Responses so far.

Postar um comentário