Quando penso na idéia do imersivo, vem a mente o envolvimento. A idéia por  detrás da palavra envolvimento é a de participar. O jornalismo pressupõe um certo "envolvimento", onde o leitor cria um nível de participação. É claro que no jornalimos tradicional, impresso, o envolvimento muitas vezes é menos visível em primeiro momento. No meio virtual, por outro lado, esse envolvimento pode ser mais imediato, por meio de um comentário.

Por que discutir esse tema? Porque estamos 'falando', já algum tempo, da necessidade que qualquer jornal tem de criar audiência. Espera-se que, o que está escrito, possa gerar manifestação do leitor. É o que também discute Roland Legrand, editor do principal jornal de negócios belga De Tijd e L' Echo, em um artigo intitulado "How Immersive Journalism, Games Can Increase Engagement", no sítio MediaShift. Legrand critica o tempo médio que o leitor do jornal online gasta: pouco mais de 70 segundos (já escrevi sobre o tempo de leitura dos periódicos digitais no post "Jornais e audiência: o que revelam as estatísticas?"). Para ele, não basta apenas o leitor ver o título e agregar o artigo. É preciso mais. É preciso engajamento

Como se cria essa "engajamento" do leitor? Ele aponta para cinco maneiras de aumentar o envolvimento do leitor, tornando a leitura um ato "imersivo":
a) Fornecer contexto: Ampliar a visão da notícia fornecendo "links", "histórias de vida", etc., aumentando o potencial de envolvimento; 
b) Questione as pessoas/leitores: Não basta escrever, o objetivo é fomentar uma "conversa" com os leitores que estarão mais propensos a tornarem-se parte do "processo";
c) Partilhe suas "descobertas": a sugestão de Legrand é que as atividades realizadas na redação deveriam ser publicizadas, visando mostrar o que ocorre "por dentro" da notícia; 
d) Utilize vídeos: Use os mais variados vídeos (câmeras, smartphones, etc), tornando a história mais atrativa;
e) Utilize vídeos colaborativos: Quanto mais as pessoas puderem interagir, tanto mais ficarão inclinadas a engajarem-se.

Essas sugestões de Legrand são bem oportunas. É claro que não são uma "receita de bolo", que basta segui-las e, pronto!..., todos estarão participando. Esse envolvimento, ou como ele chama "engajamento", parte da própria construção que se faz de uma determinada realidade. Por exemplo, podemos preferir um determinado jornal (impresso ou virtual), devido ao rol de jornalistas que escrevem, usando uma determinada linguagem, que seja representativa de uma determinada "visão de mundo" que acredito. Em outras palavras: são muito determinantes/variáveis que tornam um conteúdo atraente, porém as sugestões de Legrand podem "turbinar" as participações e potencializar o engajamento de novos leitores. 

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