Foto: sítio de Crystal Lauderdale
Essa não é uma questão lá muito fácil de responder. Os amigos mais próximos, que são jornalistas, diriam que não, mas se fossem falar para uma turma de graduação em jornalismo, teriam dificuldade de sustentar essa negativa. Principalmente porque "sustentamos" que faz diferença o processo formativo em uma bacharelado.

Sobre esse assunto nada simples, Crystal Lauderdale, jornalista graduada pela University of Southern California e hoje desenvolvendo atividades para a Video e Multimedia Product Manager e  para o New York Times Company, sustentou alguns argumentos, que nos dão pistas para pensar a formação em jornalismo.

Segundo o sítio Advancing The Story: Broadcast Journalism in a Multimedia World, Lauderdale defende que o espaço laboral em jornalismo mudou. "Antes de 2000, você precisava de uma grau acadêmico (título), experiência em um veículo de comunicação e, possivelmente, um estágio", afirmou Lauderdale. 

Mas os tempos agora são de multiplataforma e, com isso, os novos jornalistas precisam, segundo Lauderdale:
* A degree that covers all platforms
* Emphasis in 1-2 specific skill sets
* Experience with student media
* An internshp is essential
* Basic computer/Web publicaion skills
* Double major is a plus
* Entrepreneurial skills a plus
Esses "conselhos" já não são tão novos. Já comentamos em outros posts sobre essas necessidades, mas vale frisar: não é possível somente força de vontade para se exercer a atividade jornalística.

É preciso mais, ou como Lauderdale disse: "[...] é preciso uma capacidade técnica, uma experiência de estágio, 'clips' em um site de portfolio, um referêncial não-acadêmico e, amor em contar histórias". E aí, você concorda com ela?

0 Responses so far.

Postar um comentário