Crédito: Infornews
O Censo da Web, recentemente divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revela alguns dados importantes sobre a internet no Brasil. Entre esses, está o tamanho dos sítios com terminação ".gov.br", ou seja, o tamanho dos sítios governamentais no Brasil.

A pesquisa realizada em outubro de 2009, identificou um total de 18.796 sítios sob o ".gov.br". Sugundo a pesquisa, apesar do número ter ultrapassado os 18 mil sítios,"[...] foram considerados os que continham pelo menos um documento HTML nessa análise. Os sítios satisfazendo essas condições totalizam 11.856".

As figuras a seguir dão uma idéia da dimensão e do impacto dos sítios governamentais:


A figura 3.2 traz uma curiosidade, que reflete um "cuidado" na divulgação da informação apontada no estudo: 
Em relação à participação das unidades da federação na composição da Web governamental, o domínio pr.gov.br, pertencente ao Estado do Paraná, foi o que apresentou a maior participação em número absoluto de sítios de todos os sítios brasileiros de governo coletados, cerca de 17%, conforme mostrado na Figura 3.2. O Governo Federal representado pelos sítios com domínio .gov.br vem em segundo lugar, empatado com o Estado de São Paulo (sp.gov.br). Estes dois últimos participam, cada um, com 14% dos sítios sob a Web governamental brasileira.
Quando estatísticas são divulgadas, como a do censo web governamental, uma triste realidade fica visível: a região norte (da qual o Tocantins faz parte) continua na "lanterninha" quando o assunto é divulgação nos sítios governamentais. De fato, localizar informações nestes sítios tem sido uma verdadeira "cruzada à Terra Santa" e, realizar downloads de documentos e estudos governamentais sobre a região e os estados então, uma procura pelo "cálice sagrado". 

Dados como os referenciados, servem para lembrar algo fundamental: a internet veio para ficar e para divulgar. Documentos e estudos públicos são do povo e, deveriam estar livres para consulta, pelo menos nos sítios governamentais.

0 Responses so far.

Postar um comentário