Foto: Projeto "World Intelligence HQs
Li a pouco uma notícia do jornal português I-Online, intitulado "As sedes das agências secretas num só mapa.Obra de portugues", que trazia o recente feito de três jovens portugueses: mapear as agências secretas pelo mundo. O nome do projeto é:  "World Intelligence HQs.

Pode parecer coisa de filme de 007, mas é bem real: usando o Google Maps e as informações públicas existentes nos vários países, Ana Paula Coimbra, Yannick Carvalho e André de Borges criaram um mapa onde estão assinaladas 180 agências secretas de dezenas de países, entre elas a CIA (Estados Unidos), a Mossad (Israel), o MI6 (Reino Unido) e a SIED (Portugal). Também lá estão outros menos conhecidos: a Vevak (Irã), a KGB (Bielorrusso), a CIO (Zimbabué) e a ABIN (Brasil).

Segundo o jornal,
Nenhum dos três elementos tem ligações a agências de informações e, aparentemente, não mostram desejo de trabalhar para elas - para já. Este guia Michelin da espionagem já mereceu a atenção do "Washington Post" e de vários profissionais da área, especialmente dos Estados Unidos e do Reino Unido. Mas nenhuma secreta tocou à campainha de Ana Coimbra. "Duvido muito que sejamos contactados. E se formos, caso seja um serviço estrangeiro, informaremos as autoridades nacionais." Ao trabalhar no mapa, nenhum dos três alguma vez pensou estar a meter--se em problemas. A verdade é que as informações recolhidas pelos jovens portugueses podem ser usadas por grupos com fins menos lícitos. "Tivemos esse receio. Mas, repare, a informação que disponibilizamos é de fonte aberta."
 É, temos agora mais uma fonte de pesquisa na rede. Até o que parecia muito oculto, está agora um pouco mais claro e disponível. É a rede encurtando os espaços! Ficou curioso? Então veja o mapa a seguir e faça as suas pesquisas:


View World Intelligence HQ's in a larger map


0 Responses so far.

Postar um comentário