Foto: BBNews
Matt Ridley, ex-editor de ciência do The Economist (1984-1987), correspondente em Washington entre 1987-1989 e autor do livro “The Rational Optimist: How Prosperity Evolves” (sobre o livro, veja a entrevista), fez uma apresentação ao TED Talk sobre as idéias serem recombinadas, fundidas e estarem em constante mutação, ou como ele mesmo afirmou, "como as idéias fazem sexo".

Ridley é jornalista e doutor em Zoologia, o que o tornou familiar com termos ligados às ciências duras. Na apresentação, ele compara uma ponta de lança, tecnologia elaborada pelo homo erectus ao mouse, tecnologia do século XX. Em sua fala, destaca a "velocidade" de inovação da ponta de lança: "[...] a ponta de lança levou mais de 1 milhão a 1 milhão e meio de anos para mudar [...] o homo erectus fez a mesma ferramenta por mais de 30.000 gerações". Já o mouse, produto do século XX, "é obsoleto após cinco anos".

Obviamente, essas mutações são fruto da combinação de idéias, de uma tecnologia cumulativa. Para Ridley, "esse é o segredo para entender o que está acontecendo no mundo". E não pára aí: veja o vídeo, que está legendado em português, e perceba as idéias sobre recombinação e fusão, úteis na prática jornalística e nos processos formativos.





0 Responses so far.

Postar um comentário