Pedro Fonseca, do blog português ContraFactos & Argumentos, disponibilizou algumas estatísticas sobre os jornais nos Estados Unidos, que dão muito em que pensar. Eles reforçam a idéia de crise que se alastra entre os jornais impressos. Mas ao mesmo tempo, já registram o que estamos cansados de saber: a internet cresce rapidamente e ganha o espaço da preferência dos leitores e neoleitores.  Bem, vamos aos dados.

A primeira informação, é descrita no gráfico a seguir, que mostra a situação de grandes jornais nos Estados Unidos. Por exemplo, o The Wall Street Journal, saiu da casa dos 1.8 milhões de jornais em 1995 para um pouco mais de 2 milhões de jornais em 2003. Porém, desde então, vem ocorrendo uma baixa na tiragem. Já outros jornais, como o The New York Times, The Washington Post, The Daily News e The New York Post, vem amargando quedas significativas em sua circulação na última década. Veja com mais detalhes no gráfico (clique para aumentar).



Fonte: The AWL - A Graphic History of Newspaper Circulation Over the Last Two Decades

A segunda informação, está expressa na tabela a seguir, que demonstra os gastos com publicidade na mídia americana. Os dados revelam uma retração no investimento publicitário na mídia. Praticamente, todas as formas de publicidade tiveram um resultado menor do que o esperado, desde 2008. Obviamente, a internet escapa do negativo, mais amargou também uma redução significativa na publicidade. Veja com mais detalhes na tabela (clique para aumentar).


Fonte: The Business Insider, US Advertising Spending, By Medium

A terceira informação, está expressa no gráfico e na tabela a seguir, que mostra o "Top 10" de sítios na internet, que abarcam os investimentos publicitários. Na frente, o Google vêm assumindo a maior fatia do mercado, seguindo bem de longe pelo Yahoo!, MSN e eBay. Veja com mais detalhes o gráfico e a tabela (clique para aumentar).



 



0 Responses so far.

Postar um comentário