É possível falarmos em "Era digital"? Essa é uma boa questão. Mas o que determina o uso da palavra "Era"? Em muitos casos, após passado um conjunto de tempo cronológico e, com um distanciamento histórico, é possível dizer que os impactos ocorridos durante um período específico, marcou profundamente o espaço.

Dizemos dessa forma, que houve uma "Era", que variará conforme os impactos reais ou imaginários. Por exemplo, para os paleontólogos, a Era Glacial abrange um período de milhares de anos; já para os historiadores, como Eric Hobsbawn, a idéia de "era", teve curtos e fragmentados espaços de tempo, tais como a Era das Revoluções (1789-1848), a Era do Capital (1848-1875) e a Era dos Extremos (1914-1991).

De qualquer forma, seja qual for a visão, a pergunta persiste: É possível falarmos em "Era digital"? Procurando na internet, algumas idéias surgem. Em uma artigo da Wikipedia, fala-se de Era Digital (ou Era da Informação), tendo por base Peter Drucker e Daniel Bell, colocando-se o início entre os anos de 1946 e 1956, com as modificações tecnológicas iniciais. O artigo é interessante e os autores basilares, mas ainda fico com dúvida sobre isso. Digo assim, porque me agrada mais a idéia de Hobsbawn das eras "curtas e fragmentadas", profundamente marcadas no tempo.

Assim assumindo, a marca da "Era Digital" seria a presença da própria internet. É a partir dela que as noções de "globalização", "mundialização" e "planetarização"  deixam de ser palavras rebuscadas de sociólogos da acadêmia, para serem vivenciadas no dia-a-dia da dona de casa que vê um produto "made in China" , assiste uma novela "made in México" e não grita mais "Fora FMI" como nos anos 1980, pois agora é o Brasil que empresta dinheiro a ele e "entende", mesmo com uma série de limitações, o que isso é. É a internet e toda a "parafernália ferramental" desenvolvida por ela, que alimenta e é alimentada pela sociedade.

O infográfico a seguir, disponibilizado via Comunicadores, me faz pensar assim:





A comparação entre a propaganda nos anos 1980 e agora em 2009, me faz pensar que é a internet a "pedra de toque" para o início da "Era Digital". Aonde ela nos conduzirá? Ninguém sabe ao certo. Não arrisco previsões, mas algo é certo: daqui a mais 30 anos, se formos comparar o avanço tecnológico, talvez rebatizemos a "Era Digital" como outro período, onde o que vivenciamos hoje como "tecnologia de ponta" será apenas um jogral de crianças.

0 Responses so far.

Postar um comentário