O que vem a ser um viral? Trata-se de uma técnica de marketing que tenta explorar as redes sociais que cada indivíduo estabelece e, que a utiliza para propagar uma marca, vídeo ou notícia manipulada. Por isso a idéia de viral ou vírus, que se alastra para todos de sua convivência que estiverem próximos.  É claro que, na web, esses "próximos" são seus contatos.

Qual a diferença dessa modalidade de marketing para uma propaganda qualquer? É que ela é desencadeada por livre e espontânea vontade do consumidor final, sem obrigatoriamente, ele querer vender algo ou promover uma idéia.

Quais são as possíveis implicações do ponto de vista financeiro/marketing? Nana Flash, escreveu de modo bem simples para sua coluna na Folha de Seu Paulo:
Uai, e tem gente que lucra com isso? Menino, o cara não gasta um único puto em veiculação, invade a tua casa sem te aborrecer e ainda atinge aquela parcelinha de pessoas que fica mais tempo na frente do computador do que de qualquer outro lugar e tu ainda pergunta quem lucra? Tem gente dizendo já que viral é a propaganda do futuro e raros são os pedidos de trabalho que chegam sem pedir viral.
[...] Geralmente um viral não pode ter cara de viral. Geralmente, o cliente nega até a morte que ele tenha produzido aquele viral – foram uns malucos com uma câmera de vídeo na mão e uma idéia louca na cabeça que usaram a marca deles. Geralmente um viral tem um nome bem sugestivo ou qualquer coisa que atice a curiosidade alheia. [...] afinal, você só manda pro seu amigo um vídeo que seja realmente [...] muito interessante ou sobre alguma coisa que ele acredite com muita fé.
Será que tudo na internet poder ser um viral? O sítio Webinsider, ao falar sobre o conteúdo de um viral, aponta:
A recomendação de conteúdo obviamente ocorre quando a pessoa avalia que a mensagem será útil para quem a recebe, mas também para quem recomendou. Se irá aumentar sua reputação, se está prestando serviço de utilidade pública, se será visto como uma pessoa divertida ou alguém que está antenado com o que há de mais novo na internet etc.
Quanto mais intensa a emoção causada, mais as pessoas vão querer falar sobre isso. Entretanto, optar por temas polêmicos é arriscado (não confundir com ideias inusitadas). Até porque desperta posições antagônicas (por vezes extremadas), bem como pode gerar muitos comentários negativos, avaliações ruins (o número de estrelas nos vídeos do YouTube, por exemplo) etc.
Veja alguns exemplos:

Viral 1: via Nouveau Monde


Viral 2: Tapa na Pantera


Viral 3: Mini viral


Viral 4: BMW, via Brainstorm9


Viral 5: Comercial da marca Dove, circulou muito pela internet, tornando-se um viral


Vídeo 6: Como funciona o marketing viral, via Nouveau Monde


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