Esse início de século XXI está muito movimentado: temos a presença das gerações Baby Boomers, Geração X e Geração Y. A co-existência, nem sempre é muito pacífica, do ponto de vista de compreensão e utilização da tecnologia.

O que são essas gerações? Bem, os Baby Boomers, são a geração nascida pós-Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1949 e 1964 e, que cresceu em "frente da televisão; Geração X ( Dan Tapscott subdivide esse período em Geração Terra-de-Ninguém e Geração Net), refere-se a geração de pessoas que nasceram aproximadamente entre 1965 à 1981 entrando em um "novo mundo" de perspectivas utópicas, mas conformando-se com um padrão de vida mais realista e consumista em meio ao período de guerra fria. Esses, começam a desfrutar das tecnologias ascendentes como parte do dia-a-dia; e, a Geração Y (chamada por Dan Tapscott de Geração Net ou Digital), refere-se a geração nascida após os anos 1980, desenvolvendo-se numa época de grandes avanços tecnológicos e "prosperidade econômica".


Essas gerações compartilham o espaço comum, o espaço da urbis digital em formação e, chocam-se a medida que avançamos em tecnologia e em compreensão do papel que essa desempenha. Um exemplo desse choque de gerações, foi o anúncio na semana de 25 de setembro, do professor que foi despedido de uma escola católica no País Vasco, por usar o blog como recurso pedagógico.  Visitando o blog do professor, que utilizava nas aulas, percebo que não há nada de diferente do que é praticado por centenas de professores em seus blogs ao redor do Brasil. Novamente, não consigo desvincular de uma palavra: intolerância. É a intolerância ao novo, que assusta escolas, assusta sistemas de ensino e assusta os próprios colegas que tentam "imigrar" para a internet.

Essa não é uma história que finaliza aqui. Na verdade é apenas um, dos vários incidentes que ainda ocorrerão nesse choque de gerações e identidades. Os nativos digitais, a geração Y, crescerá e expandirá a tecnologia. Com isso, novos choques surgirão. Os educadores devem perceber as mudanças e, como sempre, tentar não se chocar com a eclosão do novo.

Separei alguns vídeos bem interessantes sobre essas mudanças. A seguir você poderá vê-los. Esses apresentam as mudanças ocorridas com a geração Y e, resta-nos pensar nos impactos sociais que desencadearão.







0 Responses so far.

Postar um comentário