Dados estatísticos sempre colaboram com a reflexão dos rumos que serão tomados. Na situação dos jornais no Brasil não é diferente. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) disponibilizou dados sobre os jornais brasileiros.

Esses dados podem ajudar a vislumbrar a situação que passa o modelo atual de negócios no Brasil da indústria jornalística. Vale ressaltar, que a presença da internet vem crescendo ano a ano, modificando relações e espaços.

Também é interessante que, na tabela 1 - circulação média diárias de jornais, podemos observar os "picos" negativos, começando em 1994, depois em 1996 e 2001 a 2003, com uma pequena recuparação após esse período. Mesmo com essas variações negativas, se vê que a tiragem média diária desde 2007 ultrapassa a marca dos 8 milhões de exemplares. Parece muito, mas comparando-se com os mais de 40 milhões de brasileiros economicamente ativos e, com os mais 80 milhões de brasileiros leitores, é muito pouco a inserção do jornal na vida do brasileiro. Veja a seguir outros dados do recorte:

(clique nas tabelas para aumentar a visualização)










0 Responses so far.

Postar um comentário