Pesquisar na área da internet é sempre um desafio, assim como o é em outras tantas. áreas do conhecimento humano. Talvez, a internet o seja muito mais, pois novas tecnologias e técnicas são desenvolvidas em uma velocidade tal, que o pesquisador não consegue acompanhar. Produções e estudos, são disponibilizados, quase que instantaneamente. Isso já é uma realidade em muitas das áreas que pesquisamos atualmente.

Nesse aspecto, os repositórios institucionais tornaram-se uma ferramenta valiosa para o pesquisador. Os repositórios são sistemas que servem para armazenar, preservar, organizar e difundir os resultados de estudos e pesquisas.

Que dizer de estudar os próprios repositórios? A dica veio do Blog do Kuramoto. Ele indicou uma achado e tanto: o Institutional Repository Bibliography. A iniciativa é mantida por uma organização chamada Digital Scholarchip. Segundo Kuramoto:
Esta bibliografia apresenta mais de 620 documentos (artigos selecionados em língua inglesa, livros e outros textos-fonte acadêmicos) que são utilizados no entendimento de repositórios institucionais. Embora o tópico repositórios institucionais tenha intersecção com o acesso livre à comunicação científica, esta bibliografia se restringe trabalhos relacionais com respositórios institucionais.
[...] A maioria dos textos-fonte foram publicados entre 2000 e o presente momento. Um limitado número de fontes-chave publicados antes de 2000 foram incluídos. Sempre que possível, links são fornecidos para e-prints em arquivos temáticos (repositórios temáticos) e repositórios institutionais.
Está aí uma dica importante. Além da bibliografia sobre repositórios institucionais,  a Digital Scholarchip também apresenta indicações sobre weblog, open access, free e-books, dentre outras indicações importantes para pesquisadores da área. Vale conferir e mapear a dica.

0 Responses so far.

Postar um comentário