Está disponível para download o relatório "Social Media in the Arab World: Leading up to the Uprisings of 2011", produzido pelo consultor de mídia independente Jeffrey Ghannam, que é advogado e jornalista veterano com experiência no Oriente Médio. O relatório foi produzido por encomenda do CIMA - Center for International Media Assistance.

O relatório foi encomendado vários meses antes dos levantes populares na Tunísia, Egito e outros países da região, e apresenta a inserção das plataformas de mídia social e tecnologia móvel em alguns países árabes. Por exemplo, o gráfico a seguir mostra o impacto do acesso a jornais online, comparados ao impresso (que é chamado de offline na pesquisa) em quatro países árabes:


É interessante observar que nos quatro países, a presença de conteúdo online como fonte de informação é bem próxima da tradicional leitura do jornal impresso, sendo que na Jordânia, esse número praticamente é o mesmo e, no Egito, ultrapassou em 16% o jornal impresso. 

Também se destaca no relatório que há nos 16 países árabes pesquisados entre 40 a 45 milhões de usuários de redes sociais e tecnologias móveis, 35 mil blogs ativos em 2009 e mais de 40 mil em 2010, e que mais de 17 milhões utilizam o Facebook no mundo árabe.

Relatório interessante e útil para aqueles que estudam as mudanças no ecossistema comunicacional ocasionados pela internet e pelas mídias móveis.


0 Responses so far.

Postar um comentário