capa do livro
Está disponível para download o livro "Vitrine e vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo", organizado por Rogério Christofoletti, professor da UFSC. O livro é disponibilizado pela LABCOM Books da Universidade de Beira Interior (Portugal).

O livro é formado por 11 textos, dividos em dois eixos de análise: Da análise e da crítica e Do aperfeiçoamento e do avanço. O foco do livro é a qualidade do jornalismo. Participam da coletêna Luiz Martins da Silva, Danilo Rothberg, Laura Seligman, Josenildo Luiz Guerra, Marcos Santuario, Fernando Oliveira Paulino e Rogério Christofoletti

Segundo a sinopse do livro, disponibilizada pelo LABCOM:
A qualidade implica na autocrítica, no estabelecimento de metas e objetivos, no seu alcance e na avaliação contínua de práticas e processos. O jornalismo não apenas oferece produtos informativos, mas também se insere nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos, alimentando-se de controvérsias. Portanto, discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social. Está também atrelado ao debate sobre a ética, a formação dos novos jornalistas, a inovação e a busca da excelência técnica. Tratar de qualidade conjuga preocupações de ordem econômica, política e metodológica, aspectos que auxiliam a construir novas bases para o jornalismo.
Com isso em mente, temos mais uma publicação importante para uso nos espaços acadêmicos. Boa leitura.


0 Responses so far.

Postar um comentário