Uma pesquisa, que não é nova, mas nem por isso deixa de ser interessante e reveladora, foi realizada no Reino Unido com foco na profissão de jornalista. Intitulada "Laid Off - What do UK journalists do next?", foi elaborada pelo jornalista François Nel, que é diretor do Journalism Leaders Programme da University of Central Lancashire (Preston, UK), em colaboração com o sítio Journalism.co.uk.

O foco da pesquisa foi no perfil dos profissionais do jornalismo e as expectativas após o processo de demissão, bem como a readaptação ao mercado de trabalho em mutação. Dos que participaram da pesquisa, alguns destaques: 23% tinham pós-graduação e 55% um curso de graduação, 41% foram os jornalistas por 10 anos ou menos, 64% foram despedidos em 2009, 54% são homens e somente 3% estava totalmente insatisfeitos com a profissão. Veja mais, lendo o relatório.

Algo é claro no estudo e que gera preocupação não apenas no Reino Unido, mas em praticamente qualquer lugar do mundo: existe uma lacuna entre conhecimento e experiência, deixando visível que muitas competências profissionais não são agregadas ao longo do trabalho jornalístico. Está aqui um problema a pensar no âmbito dos processos de formação e requalificação profissional.


0 Responses so far.

Postar um comentário