Não é sempre que se pode falar disso, mas um infográfico produzido pelo jornal The Economist, que trata sobre o futuro da indústria jornalística, coloca o Brasil, junto com China e Índia, na lista dos países em que a circulação dos jornais impressos mais cresceu.

A matéria intitulada "Bulletins from the future", traz a chamada para a série de debates com o jornalista Tom Standage, onde ele aponta para o crescimento e a modificação no ecossistema jornalístico, tendo por base a chamada "crise" dos meios noticiosos e as perspectivas para a indústria face às mudanças tecnológicas. 

Atente para o infográfico produzido pelo The Economist, com informações do comScore, WAN e Pew:


Observando-se o infográfico, se percebe uma queda na circulação dos jornais impressos de 11% nos Estados Unidos, de 8% na Europa e de 6% na Oceania. Em contrapartida, se vê o aumento de 30% de circulação na África, 13% na Ásia e de 5% na América do Sul.

Enquanto países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão e Austrália enfrentam quedas de circulação, que já inviabilizou diversos periódicos de existirem nos últimos meses, o Brasil desponta com um aumento de 20,7% na circulação dos jornais impressos. 

Parece que a chamada "crise" ainda vai ficar longe dos espaços jornalísticos brasileiros. Pelo menos por enquanto, apesar de jornais começarem a migração para os espaços online, a situação ainda é bastante cômoda para as indústrias jornalísticas brasileiras. Vamos esperar que os ventos continuem favoráveis. 

0 Responses so far.

Postar um comentário