Algumas sugestões de Dario Antonio, jornalista mexicano e professor do Centro de Periodismo Digital de la Universidad de Guadalajara, são úteis na prática profissional. Antonio aponta para 18 sugestões para se transformar as redações em uma refinaria de histórias.

Não gosto muito da ideia de "refinaria", pois me remete a noção de produção em massa, proletarização, etc. Mas não posso, com isso, deixar de lado as sugestões que podem ser úteis ao desenvolvimento de novas competências profissionais da prática jornalística.

Achei interessante a indicação de que, o editor-chefe, deve ser o "[...] o homem mais bem informado da cidade, sabendo onde existem ruas com buracos, se o 'prefeito respirou' ou se haverá mais chuva durante a tarde". Essa ideia de Antonio remete a necessidade de proximidade do editor-chefe com a realidade social que circunda o periódico. 

É muito fácil o editor-chefe ceder aos apelos burocráticos e se trancar em um "castelo de cartas", com a mesa apinhada de afazeres e deixar o trabalho de campo para o repórter. É competência profissional, também do editor-chefe, a capacidade de se aproximar das fontes e interagir com ela. Não basta apenas confiar na experiência acumulada em anos anteriores. Ela é importante, mas nada comparado ao mergulho constante na prática profissional.  

Escute outras dicas do jornalista Dario Antonio no podcast a seguir: 

18 Tips para periodistas: Cómo convertir la Redacción en una Refinería de Historias. by Periodismo Indeleble

0 Responses so far.

Postar um comentário