Você já ouviu falar em autômatos? No campo ficcional, já tivemos dezenas de filmes que tentam expressar a riqueza dessa temática. Um autômato é uma espécie de robô que desenvolve atividades pré-estabelecidas. Mas pode ser mais. Até um computador, com suas rotinas estabelecidas, pode ser visto como tal.

Mas quando começou essa tecnologia robótica? Pós-viagens espaciais? Por incrível que pareça, ela remonta a séculos atrás. No vídeo de hoje, a robótica é tratada pelo olhar japonês.

Segundo o vídeo, a arte das marionetes ou Karakuri, com seus mecanismos automatizados, que remontam a 200-300 anos atrás, já poderia ser incluído nessa perspectiva. Veja o vídeo e se encante com o que pode ser produzido pelo conhecimento passado de gerações anteriores. Se desejar saber mais, consulte o sítio da DSLR, que produziu o vídeo.


Karakuri from Matthew Allard on Vimeo.

Aproveite e, veja logo depois, o vídeo de um autômato moderno projetado pela Robo Garage, da Universidade de Kyoto. Compare e perceba de onde tiramos a ideia moderna. Bom domingo.


0 Responses so far.

Postar um comentário