A avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um importante instrumento de acompanhamento na pós-graduação. Ela é realizada em todos os Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil, com visitas presenciais para avaliação das atividades realizadas.

Nessa visita técnica da comissão são avaliados a coerência, a consistência e a abrangência dos projetos e da proposta curricular, a composição e perfil do corpo docente, a produção intelectual em publicações qualificadas, a inserção  e impacto regional, dentre outros quesitos.  

Em 2010, ano da última avaliação trienal, os 877 avaliadores com qualificação e competência técnico-científica nas suas respectivas áreas de conhecimento participaram de 46 comissões de avaliação, acompanhando 2.718 programas em todo o território brasileiro.

Segundo o relatório da avaliação, o crescimento nacional comparado a 2007 ficou na faixa dos 20,8%. Se a faixa de corte for por região, as regiões norte, nordeste e centro-oeste, respectivamente com 35,3%, 31,3% e 29,8% tiveram as maiores altas. É claro que, mesmo com isso, a quantidade de Programas de Pós-Graduação nessas regiões, mesmo somados, ainda são muito inferiores aos 2.190 existentes na região sudeste do país.

Veja o mapa comparativo das taxas de crescimento relativo disponível a seguir:


Leia o relatório completo da Avaliação Trienal de 2010.

0 Responses so far.

Postar um comentário