O XXIV FORGRAD - Fórum Nacional de Pró-reitores das Universidades Brasileiras ocorreu em Palmas (TO) entre os dias 29.05 a 01.06.2011. 

Com o foco na temática “Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos”, o evento destacou as potencialidades existentes nas diversas pastas do Ministério da Educação (MEC) e as políticas implantadas nos últimos governos.

Como no momento pesquiso ensino de jornalismo  e políticas de formação nos cursos de graduação em Comunicação Social/Jornalismo, não podia deixar de estar presente e ver o que se pretende para a próxima década. O evento, apesar da organização impecável, não impressionou muito, já que não foi apresentado nada de "novo" no campo de políticas emergentes. 

As apresentações foram muito interessantes e algo parece ser certo: ainda temos muito a construir. Sejam instituições federais, estaduais, confessionais, municipais ou mesmo particulares, o caminho ainda é muito longo e difícil. A superação da burocracia e inércia de programas governamentais ainda é um dos grandes problemas apontados pelos Pró-Reitores presentes.

Outra coisa que ficou evidente: o auditório, sempre quase vazio, não era o lócus das decisões. Essas sempre tomadas em pequenos grupos em reuniões fechadas eram de fato os espaços "democráticos". Apesar de professores e Pró-reitores criticarem esse modus faciendi de "fazer acontecer" em pequenos e "seletos" grupos, nada mudou. É a "política brasileira" se fazendo presente no espaço "democrático" da universidade.

0 Responses so far.

Postar um comentário