O Google presenteou os amantes da literatura com um doodle em homenagem a Fernando Pessoa. Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa), foi poeta e escritor português e é considerado um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
O doodle conduz a página de pesquisa sobre Fernando Pessoa. Segundo o Google, a entrada "Fernando Pessoa" tem mais de 6.670.000 referências. Procurei alguns versos, disponíveis na internet, e os a seguir tratam de questões ligadas a memória e a escrita, próprias das pesquisas que faço:
Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.
O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
0 Responses so far.
Postar um comentário