Uma contribuição importante para a construção da história da mídia sonora foi dada pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. O grupo disponibilizou material comemorativo dos 70 anos da primeira transmissão de O Repórter Esso.

O Repórter Esso foi um programa noticioso de rádio que foi iniciado nos Estados Unidos em 1935 e chegou a 15 países se tornando referência de informação. No Brasil, foi transmitido pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.

O especial Repórter Esso foi coordenado por Maria Cláudia Santos, com supervisão de Tacyana Arce e teve o envolvimento dos membros do grupo Dioclécio Luz, Douglas Gonçalves, Eduardo Paiva, Gil Horta, Gisele Sayeg, Ismar Capistrano, Janine Marques Passini Lucht, Juliana Gobbi, Leandro Olegário, Leyla Coimbra Thomé, Luciano Klöckner, Nair Prata e Sônia Pessoa.

O material comemorativo é gratuito para veiculação em emissoras de todo o país. São programetes, entrevistas, depoimentos de ouvintes e inclusive um programa já pronto para ir ao ar. Está disponível para download, segundo o sítio do grupo:


2- Seis programetes para serem veiculados da segunda-feira (22) até o sábado (27) de agosto em qualquer horário da programação.

3- Programete Especial 70 anos de Repórter Esso, para ser veiculado no dia 28 de agosto às 12h55.

4- Entrevistas com estudiosos e nomes que deram voz ao Repórter Esso em diferentes estados brasileiros, além de depoimentos de ouvintes que têm na memória as lembranças da época em que O Repórter Esso ia ao ar.

Visite o sítio do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, escute e, se trabalhar na área, inclua na programação da semana. A história da mídia sonora no Brasil agradece.

0 Responses so far.

Postar um comentário