Quando ouvi pela primeira vez o termo reengenharia eram idos de 1991-2 e o mercado de trabalho passava por mais uma crise no Brasil. Foram tantas de lá para cá, que até perdi as contas.

A ideia da reengenharia é de redesenhar os processos existentes, criando uma readequação das estruturas vigentes. A proposta de uma reengenharia é ajustar os valores da organização para melhoria das ações e retomada do crescimento, envolvendo assim mudar as estratégias organizacionais. Isso se aplica, sem sobra de dúvida, a área do jornalismo também.

Pois é o que parece acontecer em épocas de crise na indústria jornalística. Uma pesquisa divulgada pelo sítio espanhol Periodistas 21, que foi realizada por Eduardo Madinaveitia, indica uma queda de 2% em gastos com publicidade este ano, mas aponta também que, se a situação de crise persistir, pode até piorar, aumentando a migração do impresso para o digital na ordem de 5% ou 6%.

Segundo Juan Varela, do sítio Periodistas 21,
Los diarios vuelven a ser los grandes perjudicados, como ya se ha visto en las cifras del primer trimestre (-10,2%, según Infoadex) y cuando en el sector se presume que el segundo ha sido todavía peor, lo mismo que en televisión. Los medios digitales confirman su carácter de refugio de la publicidad en busca de atención del consumidor, retorno de la inversión y un equilibrio mayor entre la medición de las campañas y los precios pagados. Internet aumenta en el panel de junio su crecimiento hasta el 15,9%, en línea con los datos del primer trimestre (18,5% de crecimiento, según Infoadex).
Partindo-se desse comentário de Varela e das tabelas apresentadas a seguir, parece que a reengenharia dos processos jornalísticos, inclusive com redefinição de seus valores precípuos, se fazem extremamente necessários. Veja outros dados nas tabelas divulgadas por Varela, no sítio Periodistas 21:





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