Novo jornalismo
Em uma entrevista polêmica e ao mesmo tempo esclarecedora no Programa Roda Viva, o jornalista americano Gay Talese faz uma série de análises sóbrias e corajosas sobre a fragilidade da profissão e da atuação do jornalismo norte-americano.

Talese tem credenciais para falar das fragilidades. Trabalhou no New York Times, na Esquire, no The New Yorker, na Newsweek e na Harper's Magazine. Vivenciou períodos turbulentos da política estadunidense e grandes escândalos.

Rememorando a fragilidade do poder da mídia e do que vivenciou, Talese aponta para os momentos em que a mídia tem força e é fraca ao não se posicionar contra os abusos do poder, sobretudo após o 11 de setembro. É dentro desse "pacto do silêncio" que Talese afirma que "a busca por poder leva a destruição da integridade da mídia", quando para não perder acesso ao poder (e aos atores envolvidos), jornais e jornalistas preferem calar-se.

Vale a pena rever esses momentos da discussão com Talese. O trecho está a seguir, mas o programa completo pode ser visto no You Tube:



0 Responses so far.

Postar um comentário