Encenação e autógrafos. Foto de Katie Sokoler
Pode parecer uma brincadeira, mas é sério. O grupo Improv Everywhere se especializou em ações teatrais em lugares públicos. 

Desde 2001, o grupo criado por Charlie Todd, vem realizando "missões" com pessoas comuns disfarçadas. O grupo já contabiliza mais de 100 missões. 

Uma delas, recentemente divulgada, ocorreu no Metropolitan Museum of Art (New York), em torno de um quadro de Velázquez de 400 anos. A idéia do grupo, que partiu de um leitor/ator, era fazer um momento de autógrafos com o rei Filipe IV de Espanha. Já que o autor tem semelhança com a foto, as cenas ficaram bem interessantes. Veja o vídeo a seguir:



Para variar, a segurança do local não teve a mesma percepção. No vídeo, percebe-se o potencial de interação com os visitantes que queriam trocar informações (mesmo com a dificuldade linguística em alguns casos), além de receber a fotografia assinada pelo "Rei Filipe IV de Espanha".

De qualquer forma, essa situação me fez lembrar uma outra bastante interessante que vivenciei quando visitava um museu na cidade do Porto (portugal). Trata-se do Museu Nacional Soares dos Reis. No mesmo tom dos atores do Improv Everywhere, uma trupe teatral realiza dentro do museu uma peça que encenava a vida e obra de muitos dos quadros que ali eram expostos, inclusive com a idéia do quadro-vivo. 

Uma das sala do Museu: espaço de (des)construção.
Segundo a equipe do Museu, o quadro-vivo era uma armação semelhante a moldura em que os atores conversavam com os expectadores que visitavam o museu. Infelizmente, não consegui assistir ao espetáculo, que acontecia dentro do museu entre 21:30-23:30 h e que era destinada aos seletos 30 primeiros que conseguiam ingressos. 

De qualquer forma, somente essa possibilidade já me fez imaginar muito. Pensei no potencial de trocas, de percepções e mais ainda da capacidade do diálogo com um "outro" distante. Essas trocas, sejam virtuais ou não, permitem o desenvolvimento e a ampliação do potencial formativo. 

Pena que no caso do Metropolitan Museum of Art, a visão tenha sido tão pequena. Mas parabéns a equipe do Museu Nacional Soares dos Reis, em Portugal, pela dessacralização do espaço do museu e da percepção que esse espaço público pode e deve ser um espaço de uma e talvez até muitas histórias vivas.

0 Responses so far.

Postar um comentário