Formação jornalística EaD: funciona?
A educação a distância (EaD) é uma realidade em muitos países. Diversas áreas, por meio de centros de excelência e universidades, têm disponibilizado seus cursos em plataformas abertas, permitindo que o conhecimento seja socializado. Dessa forma, já se fala em EAD, isto é, Educação e Aprendizagem a Distância, em contraposição a apenas educação a distância (EaD).

No Brasil, a educação a distância (ainda EaD) tem crescido, apesar de imbróglios ocorridos em diversas instituições por todo o território nacional. Normalmente, se ofertam cursos das áreas voltadas a formação docente, com foco nas licenciaturas. Porém, vê-se o crescimento dos bacharelados nos últimos anos.

No campo da comunicação e especialmente do jornalismo, essa formação a distância ainda não é uma realidade aqui no Brasil. Mas na Argentina, já podemos ver o despontar dessa prática formativa. A Unión de Trabajadores de Presa de Buenos Aires tem divulgado um conjunto de capacitações/formações com foco na atividade jornalística. No mínimo, a experiência é bem interessante, mas aponta para uma área em desenvolvimento.

Veja alguns dos cursos ofertados para início em abril/2011 são:
Entrevista Periodística
Periodismo Cultural y de Espectáculos
Periodismo de Opinión
Inglés para periodistas
Prensa y Difusión
Redacción Periodística
Edición de Sonido: Sound Forge y Vegas
Periodismo de Investigación
Periodismo Deportivo
O público alvo são produtores, jornalistas, estudantes e todo indivíduo interessado e envolvido com comunicação. Vale conhecer mais.

0 Responses so far.

Postar um comentário