Stillman: várias vidas
Qual o peso de uma vida profissional? Que impactos esta pode ter sobre os processos políticos e sociais em certo momento histórico? Lembro-me que essas eram questões que tínhamos quando li a primeira biografia de um jornalista.

Essa experiência ocorreu pelos idos de 1990, quando na graduação lemos a biografia do jornalista paulista Samuel Wainer, que fundou o jornal Última Hora. Na época, não tinha o enfoque de pensar na vida do indivíduo Samuel, mas no impacto da ação profissional desse jornalista para a história do Brasil.

De lá para cá, toda biografia de jornalista que tive acesso, ficava recheada desses questionamentos e dos possíveis impactos que a ação profissional poderia ter na(s) história(s) cotidiana(s). Percebi que não tínhamos uma vida apenas, mas vidas que se entrecruzavam constantemente e até de forma antagônica!

A pouco, encontrei uma outra "vida" bastante interessante. Trata-se da biografia do jornalista e fotógrafo americano William James Stillman, que viveu no século XIX. Stillman foi correspondente do The Times em Atenas e Roma e, um crítico extremo da condição política italiana. Em sua autobiografia temos detalhes interessantes, pelo que percebi em uma rápida olhada, do dia-a-dia da conturbada profissão de jornalista como correspondente.

Sua biografia intitulada "Autobiography of a Journalist" está disponível em dois volumes (vol. 1 / vol.2) no sítio ManyBooks. Lá você poderá optar por fazer o download em 23 formatos diferentes, dependendo de sua tecnologia. Vale a leitura!

0 Responses so far.

Postar um comentário