Contra o tempo: Um dia comum na vida do jornalista
Uma série de pequenos vídeos sobre a ação jornalística, muito interessante, está sendo produzida pelo College of Journalism, da BBC.

Eles abordam temas dos mais variados tipos, indo desde a notícia e ações ligadas a ela, como a produção de gráficos e documentários, até a forma como essa deve ser transmitida, seja no rádio, TV e/ou outros espaços.

No vídeo a seguir, temos os bastidores do trabalho da jornalista Fiona Bruce no Six O'Clock News. Veja como é o clima no meio da "bagunça" organizada de uma redação, que trabalha contra o relógio.



Na entrevista, Fiona Bruce destacou algo importante para a ação jornalística. Segundo ela, o trabalho do jornalista/âncora/apresentador
[...] não é apenas apresentar a notícia ao final do processo, mas também compreender as histórias de forma adequada, ler todos os fios condutores, discutindo com o editor e com o repórteres em algumas ocasiões, como estar dizendo a história.
Outros elementos poder ser vistos no vídeo, tais como a discussão que ela faz do uso da notícia por vários veículos em dias consecutivos, tais como o terremoto no Haiti e o uso das imagens, bem como os possíveis impactos das histórias sobre a audiência.

O vídeo agrega mais informações sobre a prática jornalística e, claro, sobre a ação ética envolvida nas notícias. Vale a pena ver. Se gostou do vídeo, você poderá ver outros a seguir:

News graphics producer por Rob Shergold
Entertainment news presenter por Tasmin Lucia Khan
Online sports reporter por Damian Derrick
Radio breakfast show producer por Sophie Woodcock.

0 Responses so far.

Postar um comentário