Todo autor de sítio e, mais especificamente um jornal online, ao escrever ou disponibilizar a notícia, espera que seu "público" seja um consumidor das informações ali desenvolvidas. Espera-se que, alguém esteja do "outro" lado da tela, seja no país ou mesmo fora dele. Qualquer que seja a percepção sobre o que se escreve, espera-se que seja necessário para o(s) leitor(es).

Nesse sentido, a fidelização do leitor é um assunto importante, seja no meio impresso, seja no meio virtual/online. Rodrigo Orihuela, jornalista argentino, escreveu para o Amphibia uma reflexão bem interessante que segue nesse caminho. Segundo Orihuela,
Ahí, en esa perdida de la “imprescindibilidad”, está una de los grandes desafíos de los diarios online, desafío que marca con claridad por qué los diarios deben mirar hacia otras latidudes, bien distantes de los medios tal cual los conocemos, para reinventarse en internet. Cada diario necesita encontrar online formas para ser tan diferente que pase a ser único y tan único como para ser imprescindible.
Está aqui uma boa questão: até que ponto o jornal online, ou mesmo o sítio que se produz, é de fato, "imprescindível" ao leitor? Qual o leitor que se espera ao escrever um determinado conteúdo? Será todo leitor consumidor incondicional do conteúdo disponibilizado no sítio? Essas são questões que, ao meu ver, devem nortear a criação e manutenção de um espaço informativo.

É com certeza um grande desafio para os editores, jornalistas e escritores de sítios em geral. Reinventar-se continuamente, sem perder seu foco e, fidelizar seus leitores. Será isso possível quando, muitas vezes, vive-se a "ditadura" do tempo reduzido para se confirmar as fontes, redigir, corrigir e organizar materiais de apoio? Essas são questões que dão muito o que pensar.

3 Responses so far.

  1. Parabéns pelo artigo. Gostei. Ele me chamou a atenção pela chamada que colocou no twitter, pois estou em fase de planejamento do meu sítio na internet. Ele terá artigos, vídeos, comentários e blog. Penso que chegou o momento de interagir de forma mais ampla com a sociedade e um dos meios é a através de um sítio próprio.
    Suas palavras me auxiliaram na reflexão em um momento de profunda reflexão sobre o assunto.
    Um abraço, Wolfgang Teske, jornalista, educador, teólogo, mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente. Autor do livro "A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra em Arraias, TO.

  2. Obrigado pela palvras Teske. Espero continuar a ver suas intervenções por aqui e logo mais, ter acesso ao seu espaço. Um forte abraço, Gilson

  3. Hoje a preocupação se concentra em não só como noticiar o fato, mas tb em como faze-lo pertinente ao leitor/consumidor do mesmo. Há de se precaver em manter o conteúdo como a âncora deste permeio, ou perde-se a principio o rumo da navegação e depois o navio vai a pique. Bom texto, boa colocação.

Postar um comentário