Uma entrevista bem esclarecedora sobre os direitos autorais e os processos de digitalização das bibliotecas foi disponibilizada pelo Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, realizado em abril de 2010.

O simpósio reuniu especialistas e profissionais do Brasil e do mundo para a troca de experiências, conceitos e soluções tendo em vista a proposição de políticas públicas de digitalização dos acervos. Também discutiu a formulação de um modelo sustentável de preservação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro.

A entrevista, que pode ser vista a seguir, foi dada pelo pelo especialista em direito autoral, o advogado Alexandre Pesserl, do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (Gedai/ UFSC). Pesserl esclarece pontos da legislação brasileira e apresenta os problemas que vivenciamos na manutenção da memória, por meio da digitalização dos acervos. São algumas reflexões que nos fazem pensar que necessitamos ainda avançar muito na publicização das informações, principalmente as que tiveram verbas públicas para sua execução (e que alguns "colegas" acham que são "suas").

Entrevista: Alexandre Pesserl, UFSC from FLi Multimídia on Vimeo.

0 Responses so far.

Postar um comentário