Foto: sítio Senãles.
Diversos cursos de curta duração que surgiram pelo país, depois do "fim" da exigência do diploma, fazem a promessa de que, "em 40 horas, você será um jornalista da internet". 

Essa aposta pelo desenvolvimento de competências e habilidades no meio digital em tão pouco tempo é muito arriscada. Alguns tem jogado seu "reais" nessa proposta. Mas, Esther Vargas, uma das principais jornalistas do Peru, defende uma posição contrária a essa credulidade e facilidade na internet.

Vargas tem focado seus estudos na promoção e formação profissional por meio das tecnologias da informação e comunicação e, dessa forma, desenvolvido uma visão do que é o espaço da internet. Em entrevista ao sítio Senãles, especializado em comunicação, mídia e cultura, Vargas apontou para o perfil profissional da pessoa que envereda pela idéia de construir conhecimento e produzir notícias em comunidades virtuais. Segundo Vargas, o gestor ou administrador de comunidades virtuais em jornais:
Debe ser una persona creativa con experiencia en manejo de crisis. No creo que este puesto sea para practicantes o recién graduados. Creo que el apoyo de estos es básico, pero se requiere una persona con trayectoria y con capacidad de responder a la audiencia, con independencia. Debe tener voz y voto en el medio, debe participar en las reuniones del comité editorial y debe manejar una estrategia para llegar a más gente.
Vargas destaca "não acreditar" que esse espaço seja o do simples "praticante" ou do "recém-formado", necessitando de mais. Para ela, a trajetória e a experiência contam muito no momento da notícia. Ter o que dizer e como dizer são, ao ver de Vargas, competências essenciais do jornalista no campo virtual. E ainda acrescentou:
Todo periodista debe, fundamentalmente, saber qué es y qué está pasando en Internet. Debe estar en Twitter y en Facebook, porque son las redes sociales más visitadas; y, por supuesto, debe saber editar un video, armar una galería de fotos, escribir en un blog y transmitir en vivo. No digo que deba ser un experto en todo, pero tener conocimientos básicos, lo que incluye el tan temido HTML.
 É, vai ter muita gente pensando duas ou mais vezes antes de cair no conto do "jornalista em 40 horas" se escutar os conselhos de Esther Vargas. Já os em processos formativos, devem atentar para esses conselhos e rever seus percursos, ainda dentro da Universidade, visando uma melhor inserção profissional.

0 Responses so far.

Postar um comentário