Encontrei a dica a pouco no sítio Tecnoblog. Trata-se do sítio Stolen Camera Finder, que auxilia na localização de câmeras perdidas ou roubadas. Não se trata de um sítio "policial", nem de detetive particular, no estilo Sherlock Holmes.

O sítio utiliza para isso os dados EXIF que ficam guardados dentro das fotos. Normalmente, as fotos tiradas com uma câmera digital e armazenadas no formato JPEG, contém um campo chamado EXIF.

Segundo o sítio Tecnoblog,
É nesse campo que são armazenadas diversas informações sobre como a foto foi tirada, como o horário, o tempo de exposição, o balanço de branco e até se o flash estava ligado ou desligado. Algumas câmeras gravam também no campo EXIF a marca e modelo da câmera, bem como o seu número serial.

Como funciona a proposta do Stolen Camera Finder? Basicamente, quando alguém tirar uma foto e a postar em algum sítio na internet (Flickr, por exemplo), o sítio faz uma busca pelo número serial na base de dados pré-existente (já tem mais de 1 milhão de seriais cadastrados). Se o serial da foto for idêntico com algum na base de dados, ele indica onde está essa foto, ajudando a pessoa a localizar onde sua câmera foi parar.

Outra coisa interessante, apontada pelo sítio Tecnoblog, é a possibilidade de criação de registros de perda ou roubo. "Se a sua câmera foi perdida ou roubada, basta enviar para o site uma imagem tirada com ela e criar um registro com a data, seu e-mail e alguma nota importante sobre o que aconteceu com ela. Se uma imagem com o serial da câmera for encontrada, ele avisará por e-mail. Ou se alguém enviar uma foto com o serial da câmera perdida, o site exibe o registro", reforça o sítio.

Mais informações sobre o sítio podem ser acessadas no Google Code e também pelo FAQ.


0 Responses so far.

Postar um comentário