Vez por outra, nos deparamos com uma expressão do tipo "que país/lugar tupiniquim é esse!" para criticar a falta de originalidade ou mesmo de desenvolvimento necessário. Quando eram os meios de comunicação o alvo, não havia muito o que questionar, salvo se o indivíduo desejasse adentrar por uma zona de conflito sem muita proteção.

Mas parece que temos alguns indicadores mais substanciais para rebater essa visão equivocada, principalmente se o alvo for a mídia. É que a UNESCO disponibilizou o livro “Indicadores de Desenvolvimento de Mídia”. Segundo Chico Sant'Anna, que deu a dica em seu blog,
Trata-se de um documento aprovado, em 2008, pelo Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da UNESCO. O texto é resultado de intenso trabalho de uma equipe formada por especialistas de organizações intergovernamentais, não-governamentais, universidades e associações profissionais de diversas regiões do mundo, em um claro esforço para que a diversidade e a complexidade do setor ao redor do planeta fossem contempladas na construção do documento.
O livro, disponível para download, está estruturado em cinco grandes categorias interrelacionadas: 
1. Um sistema regulatório favorável à liberdade de expressão, ao pluralismo e à diversidade da mídia; 
2. Pluralidade e diversidade da mídia, igualdade de condições no plano econômico e transparência da propriedade;
3.A mídia como uma plataforma para o discurso democrático; 
4.Capacitação profissional e instituições de apoio à liberdade de expressão, ao pluralismo e à diversidade;
5.A capacidade infra-estrutural é suficiente para sustentar uma mídia independente e pluralista. 

Cada uma das categorias apontadas, traz um marco legal e político que embasam os indicadores de qualidade, bem como uma indicação de leitura disponível na rede. 

0 Responses so far.

Postar um comentário