O II Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, promovido pelo projeto “O ensino do Jornalismo na Era da Convergência-Procad/Capes” ocorrerá entre os dias 8-10.12.2011 na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em Curitiba (PR). A profa. Claudia Quadros, coordenadora do II seminário, já divulgou a programação do evento, que reproduzo abaixo.
No evento, apresentarei uma comunicação na Mesa-redonda– Convergência e Ensino, intitulada "Mudanças curriculares e ensino de jornalismo: notas sobre o impacto do processo de Bolonha em cursos de Comunicação Social/Jornalismo".
PROGRAMAÇÃO DO II SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO DE JORNALISMO
Dia 08/12/2011
Local: Campus Barigui, sala 03 – subsolo do Bloco C
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h - Abertura
"No princípio era o verbo": a expressão escrita como iniciação na formação jornalística
MarcosPalacios, professor da UFBA e coordenador nacional do projeto “O ensino do Jornalismo na Era da Convergência-Procad/Capes”.
9h - 12 horas
Mesa -Redonda – Ensino e Convergência no Jornalismo: PROCAD
Mediador Elias Machado - UFSC
Matrizes curriculares em tempos de convergência:
(os casos de Columbia, nos EUA; Pompeu Fabra, na Espanha e UFSC, no Brasil)
Elias Machado, Tattiana Teixeira e Mariana Rosa e Silva
A convergência observada como matriz:
o ensino e o mercado do jornalismo para além da tecnologia e do conteúdo
Álvaro Larangeira, Claudia Quadros, Frederico Tavares e Kati Caetano - UTP
O (ainda) desafiante ensino do jornalismo digital em tempos de convergência
Suzana Barbosa – UFBA
14 horas – 18 horas
Mesa -Redonda – Convergência e Experimentação
Mediadora: Suzana Barbosa - UFBA
Laboratório de Convergência: Um experimento interdisciplinar em jornalismo online
Geane Alzamora, Nísio Teixeira e Tacyana Arce - UFMG
Três pressupostos para a produção de jornal-laboratório no contexto da convergência
Cristiano Anunciação - UFSC
Agência Megafone: experimentando o webjornalismo
Ana Paula Machado Velho - CESUMAR
Entre o Humanismo e o Tecnicismo: a experiência do Jornal Laboratório e do Estágio Universitário como prática simulada e assistida.
Robson Dias – UNB
Jornalismo comunitário na internet: convergências na produção de um novo saber-fazer
Maria Lucia Becker – UEPG
O ensino de jornalismo pela crítica cultural: Experiência de produção multimídia na formação profissional e cidadã.
Sérgio Luiz Gadini - UEPG
Dia 9/12/2011
8h às 12 horas
Mesa-redonda– Convergência e Ensino
Mediadora: Malu Fontes - UFBA
Ensino dos critérios de noticiabilidade
Beatriz Correa P Dornelles – PUCRS
Convergência midiática: jornalismo mais democrático?
João Somma Neto e Kelly Prudencio –UFPR
Currículos e metodologias no ensino de jornalismo no norte brasileiro: Em tempos de novas tecnologias e convergência
Edileuson Almeida - UFRR/UTP
Mudanças curriculares e ensino de jornalismo: notas sobre o impacto do processo de Bolonha em cursos de Comunicação Social/Jornalismo
Francisco Gilson Rebouças Porto Junior - UFBA/UNITINS
Educomunicação e o Ensino de Jornalismo Digital: Práticas Pedagógicas em Espaços Virtuais de Aprendizagem (EVA)
Denise Regina Stacheski, Flávia Lúcia Bazan Bespalhok e Nanachara Carolina Sperb
14h às 18 horas
Mesa-redonda- Convergência e Práticas
Mediadora: Kati Caetano – UTP
Reflexões sobre o ensino e a produção de telejornais na universidade
Antonio Brasil e Cárlida Emerim - UFSC
A produção no webjornalismo audiovisual universitário: as funções dos corpos docente e discente no trabalho em equipe
Juliana Fernandes Teixeira – UFSC
Espelho, espelho meu: ‘inscriacionices’ de jornalistas e a imagem de si
Maria Luiza Cardinale Baptista – UCS
O ensino, a pesquisa e a extensão de conteúdos audiovisuais: a experiência da PUCPR Mônica Cristine Fort, Mônica Panis Kaseker e Suyanne Tolentino de Souza.
Jornalismo cultural na web: a experiência do site Cultura Plural na formação acadêmica e na visibilidade da cultura popular dos Campos Gerais/PR
Karina Janz Woitowicz – UEPG
Notícias da Câmara: Práticas da cobertura política da Câmara Municipal de Ponta Grossa para o Portal Comunitário
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira – UEPG
Coquetel de Encerramento
0 Responses so far.
Postar um comentário