Quando se fala em ensino, muita gente tem produzido experiências legais por todo o Brasil dentro das salas de aula. Essas permitem ter uma visão do potencial do alunado, bem como revelar o que se tem produzido no campo do ensino e das metodologias. 

Recentemente recebi o resultado do trabalho realizado pelo prof. Marcos Palacios (FACOM-UFBA), na disciplina "Oficina de Comunicação Escrita". Trata-se de uma atividade laboratorial fruto do trabalho dos calouros de 2011.2. 

A proposta da atividade foi, segundo Palacios, "[...] a produção de uma "Reportagem Multimídia", enfocando 'aspectos turísticos' de bairros de Salvador que usualmente não aparecem nos roteiros turísticos, ou alternativamente enfocando 'aspectos menos conhecidos' de 'bairros turísticos'".

O resultado pode ser visto a seguir, nos diversos blogs produzidos pelos calouros:

Barroquinha: http://barroquinhazerohora.wordpress.com/

Itapagipe: http://muitoalemdaigreja.wordpress.com

Garcia: http://alinogarcia.wordpress.com/

Barris: http://bairrobarris.wordpress.com/

Engenho Velho de Brotas: http://engenhovelhodebrotas.wordpress.com/

Mouraria: http://mourariasalvador.wordpress.com/

Largo Dois de Julho: http://doisdejulho.wordpress.com

Rio Vermelho: http://cenariovermelho.wordpress.com/

Pirajá: http://ufbapiraja.wordpress.com/

Santo Antonio: http://turismosantoantonio.wordpress.com

Pedra Furada: http://encantosdapedrafurada.wordpress.com/

O I Congreso Internacional de la Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales (Red INAV) e III Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales ocorrerão na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Málaga e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilla entre os dias 23, 24 e 25 de maio de 2012.

Segundo os organizadores, o congresso
[...] gira en torno a un tema de investigación y debate de gran relevancia en el actual contexto de producción, distribución y exhibición de contenidos audiovisuales: “Narrativas Audiovisuales: Convergencia mediática, transnacionalización e intercambio cultural”. El plazo para presentar propuestas de comunicaciones se ha ampliado hasta el 18 de noviembre de 2011.

Estão confirmadas as participações do prof. Jerónimo León Rivera da Universidad de La Sabana (Colombia) que falará sobre o tema "Personajes, acciones y escenarios en el cine iberoamericano: el caso de Colombia" e do prof. José Ignacio Aguaded (UHU, España) que falará sobre "La alfabetización mediática en el nuevo contexto audiovisual: identidad, narración y culturas juveniles".

Veja a programação completa do evento e, caso deseje enviar trabalhos para avaliação, acesse os prazos.

O III Encontro OBITEL nacional dos pesquisadores de ficção televisiva tem data marcada para os dias 21 e 22 de novembro de 2011. O encontro terá como tema central "Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais".

O encontro é uma promoção do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e da Globo Universidade (GU). O local será o Teatro Vivo, Rua Dr. Chucri Zaidan, 860 – Morumbi – São Paulo. O encontro será aberto aos interessados e a certificação dada a todos os presentes. As inscrições podem ser feitas pelo sítio do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN).

Veja a programação a seguir:

PROGRAMA
21 DE NOVEMBRO – 1º DIA
9h
Mesa de Abertura:
Moderadora: Maria Cristina Palma Mungioli (USP)

- Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN-ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (OBITEL)
- Andrea Doti - Diretora de Relações com a Imprensa e Produção Editorial, Divisão de Relações Externas, Central Globo de Comunicação (CGCom)
- Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa – Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
- Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares – Chefe do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA-ECA-USP)


10h

Lançamento do livro: Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. São Paulo: Editora Sulina, 2011 (Coleção Teledramaturgia, vol.2)

10h30 às 13h
Mesa de palestras: Televisão e Ficção Transmidiática
Moderadora: Silvia Helena Simões Borelli (PUCSP)
Palestrantes:
- Mario Carlón - Instituto Gino Germani da Universidad de Buenos Aires (UBA)
- Arlindo Machado - Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUCSP)
Debatedora: Maria Carmem Jacob Romano (UFBA)
Debates

15h às 17h30

Mesa 1: Transmidiação e Linguagens

Moderadora: Yvana Fechine (UFPE)

1. As Astúcias da Linguagem na Narrativa Seriada
Anna Maria Balogh (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Universidade Paulista (UNIP/SP)

2. Vim Ver Artista e Pegassione: A Paródia em Plataforma Autorreferencial
Maria Cristina Brandão de Faria (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Comentários: Mauro Wilson - Roteirista – TV Globo

- Debates

22 DE NOVEMBRO – 2º DIA

9h às 13h
Mesa 2: Transmidiação e Recepção

Moderadora: Maria Cristina Brandão de Faria (UFJF)

3. Telenovela em Múltiplas Telas: da Circulação ao Consumo
Nilda Jacks (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM)

4. Ficção Televisiva Transmidiática: Temas Sociais em Redes Sociais e Comunidades
Virtuais de Fãs
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Universidade de São Paulo (USP)

5. Consumindo e Vivendo a Vida: Telenovela, Consumo e seus Discursos
Maria Aparecida Baccega (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP)

Comentários: Daniela Pereira - Gerente de Relações com o Telespectador – Central Globo de Comunicação (CGCom)

- Debates

15h às 18h30
Mesa 3: Transmidiação e Convergência
Moderadora: Maria Aparecida Baccega (ESPMeUSP)
6. Ficção Seriada Gaúcha: sobre os Movimentos de Convergência
Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro (coordenadoras)
OBITEL-BRASIL/ Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

7. Migrações Narrativas em Multiplataformas: Telenovelas Tititi e Passione
Silvia Helena Simões Borelli (coordenadora)
OBITEL-BRASIL/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

8. Transmidiação: Explorações Conceituais a partir da Telenovela Brasileira
Yvana Fechine e Alexandre Figueirôa (coordenadores)
OBITEL-BRASIL/ Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Comentários: Alex Medeiros - Gerente de Desenvolvimento de Formatos - Central Globo de Produção (CGP)

- Debates

18h30
Encerramento do Encontro

Hoje, 28.10, é o Dia Internacional da Animação. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

A data de 28.10 foi escolhida em homenagem a Émile Reynaud, que em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) com o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA. Em sua 8ª edição no Brasil, o Dia Internacional da Animação será realizado em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil. Aqui em Palmas, a edição ocorrerá no Cine Sesc, localizado no Centro de Atividades do Sesc, com programação para prevista para início as 19:30 h.

"Além das exibições da mostra oficial", conforme destaca o sítio oficial da 8ª edição no Brasil, "acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos".

Aproveitando, curta a animação a seguir que é do projeto Sketchtravel, que é um projeto internacional de arte de caridade, e, se desejar ver todas as que já passaram por aqui no Blog do Gipo, veja nossa relação:


SketchTravel from Curio on Vimeo.

Com informações: Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) 


Estão disponíveis duas entrevistas de Marcos Palacios, professor titular de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (Facom-Ufba) e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol). A dica foi dada pelo blog do GJol

No primeiro vídeo, Palacios explica os novos critérios que devem ser adotados para medir a qualidade do jornalismo na WEB. Ele fala ainda da potencialização dos arquivos dos jornais, proporcionada pelas mídias digitais e internet banda larga, bem como dos critérios de mensuração de qualidade utilizados no jornalismo impresso, televisivo e radiofônico nem sempre funcionam no Webjornalismo.

Já no segundo vídeo, Palacios fala sobre o jornalismo participativo, feito por pessoas que não fazem parte da grande imprensa com a utilização de tecnologias digitais móveis, como celulares e câmeras.

Veja a seguir os dois vídeos:





Uma frutífera discussão na lista da Compós iniciada ontem, dia 18.10, trouxe a tona a problemática do plágio na academia. Não é a primeira vez que essa discussão ocorre, sendo recorrente a necessidade de se estabelecerem padrões do que é genuíno no campo das produções acadêmicas.

O foco dessa vez, foi a indicação do editor de uma importante revista na área acadêmica de comunicação, que havia recebido um texto e encaminhado ao parecerista. Esse, por sua vez, teve um "Déjà vu" quanto a certos trechos do texto, a princípio "inédito".

Esse estranhamento o levou a constatação de que diversos trechos haviam sido incluídos sem o devido crédito. Indagado sore a situação, o autor respondeu que "isso correspondia a seu método de "montagem". Daí para frente, diversos colegas, de várias instituições se manifestaram sobre a situação. 

Pretendia fazer um apanhado geral, mas como existem mais cabeças que pensam (que bom!), a colega Claudia Quadros, que é Coordenadora do PPGCOM-UTP, fez um resumo bem útil com as indicações dos colegas. 

Compartilho nesse espaço por julgar que ainda temos muito que avançar nessa temática:

SITES PARA DETECTAR PLÁGIO
ScholarOne - http://scholarone.com/Ferramenta profissional que se propõe a gerir todos os processos de editoração e publicação científica, englobando fluxos e ferramentas de revisão e prevenção de plágio. (sugestão Ada Machado – UFSM)
Turnitin - http://www.turnitin.com/
Site norte-americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais (sugestão Ada Machado – UFSM)
Docxweb: http://www.docxweb.com/Ferramenta utilizada para verificar plágio em monografias, dissertação etc. (sugestão de Edilson Cazeloto)
Plagium: http://www.plagium.com/Ele cria uma linha de tempo de apropriações do texto pesquisado. Dando, inclusive, um percentual probabilístico da possibilidade do plágio. (sugestão Alberto Marques)
Farejador: http://www.farejadordeplagio.com.br/ (sugestão Liv Sovik)
Plagiarism: http://www.plagiarismdetect.com/ (sugestão Mirna Tonus)

MATERIAL PARA DISTRIBUIR AOS ALUNOS
 Vídeo norueguês sobre plágio http://www.youtube.com/watch?v=d0iGFwqif5c&feature=player_embedded - (sugestão Richard Romancini)
Cartilha sobre plágio elaborada na UFF: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf (sugestão Carla Rodrigues)
Código de Boas Práticas Científica
http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_fapesp0911.pdf (sugestão Richard Romancini)

A SOCINE, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual acaba de divulgar o lançamento da REBECA, uma revista on-line, semestral, aberta a todos os sócios.

A revista REBECA abre mais um espaço para reflexões e troca de idéias, visando à publicação de trabalhos não apenas acadêmicos, mas também de cunho cultural abrangente, criativo.e que possibilite dar visibilidade a questões relevantes da área em contextos sócio-culturais dinâmicos. Sua chamada para o primeiro número tem prazo final para 1 de fevereiro de 2012.

Segundo os editores, a revista inclui as seguintes seções:

Dossiê - Em nossa primeira chamada de artigos para a seção Dossiê, buscamos abordar questões relevantes sobre a primeira década do século XXI. A seção “Um olhar sobre a década” receberá trabalhos sobre a condição do cinema e do audiovisual nesse período, dedicados ao cinema brasileiro e também a outras cinematografias, abordando as novas formas de expressão , novas narrativas, questões dos gêneros e de gênero, formatos, tecnologia, novas mídias, economia e mercado, políticas culturais, autores, incluindo panoramas dos estudos. Ou seja, buscamos uma sessão temática com amplitude para receber contribuições de diferentes tipos, em função das áreas de interesse dos nossos pesquisadores.
Artigos de Temáticas Livres – seção que reúne artigos de temática livre que não se incluam na temática do Dossiê;

Entrevistas – outro espaço especial de cada edição, trazendo entrevistas com autores, pesquisadores, realizadores, roteiristas, artistas e personalidades da área de fotografia, som e montagem;

Resenhas e Traduções - seção reservada à publicação de resenhas de livros e outras publicações da área, filmes ou filmografias, ampliando para obras audiovisuais de outros formatos como televisão, sites e/ou novas mídias e/ou eventos, além da tradução de artigo significativo já publicado, mas inédito no Brasil;

Fora de Quadro - seção livre voltada para a publicação de trabalhos com forma de expressão e formato livres.
As seções Dossiê, Temática Livre, Resenhas e Fora de Quadro aceitam submissão de trabalhos. Já, nas seções Entrevistas e Resenhas e Resenhas e Traduções, tanto as entrevistas como as traduções serão realizadas a critério dos editores de REBECA. Neste sentido, convidamos a todos que participem de nossa revista, enviando artigos, opiniões e reflexões e agradecemos suas participações como associados da SOCINE.

Para maiores informações, acesse o link http://socine.org.br/rebeca/

Recebi a notícia da colega Juliana Sampaio (UFF) sobre o seminário Controversas, que ocorrerá entre os dias 19 e 20.10.2011.

Segue nota enviada:

Ciência e Cidade serão os temas das mesas do Controversas

A terceira edição do seminário Controversas, realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminese, na semana que vem, nos dias 19 e 20 de outubro, trará como tema a cobertura jornalística em duas faces singulares: a ciência e a cidade. O Controversas, organizado pela professora Larissa Morais, pretende trazer a discussão sobre os desafios e as curiosidades dessas duas editorias do jornalismo. Participarão dos debates professores da Universidade e profissionais do jornalismo. Uma mesa já tradicional no Controversas é o que fecha a edição desse ano, a dos ex-alunos do curso de jornalismo da UFF.

Serviço:

Controversas "A reportagem de cidade e de ciência: duas faces do trabalho jornalístico",

Dias 19 e 20 de outubro

Mesas a partir das 16h

Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense

Rua Tiradentes, 17, Ingá, Niterói, RJ

Contato:
Inscrições para o Controversas pelo endereço: controversasuff@yahoo.com.br

Programação Completa

19/10/2011
14h às 16h: Democratização da Comunicação
 Álvaro Neiva, jornalista da Seção Sindical do ANDES-SN na UFF e membro da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio de Janeiro, a FALE Rio.
 Renata Souza, jornalista responsável pelo jornal comunitário O Cidadão, da favela da Maré e imediações
 Rádio Pulga, rádio independente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ
Mediação: Denise Tavares

16h às 18h: A cobertura de polícia
 Fábio Gusmão, editor de Cidade do Extra
 Marcelo Ahmed, produtor do Fantástico
 Carlos Aleixo, motorista aposentado do Extra
Mediação: Márcio Castilho

18h30 às 20h30: Jornalismo científico
 Ana Lúcia Azevedo, editora de História e Ciência do Globo
 Alicia Ivanissevich, editora da Ciência Hoje
 Heliete Vaitsman, ex-redatora do Jornal do Brasil e do Globo
 Erica Werneck, professora aposentada da UFF
Medição: João Batista de Abreu


20/10/2011

16h às 18h: A reportagem na Geral
 Liriane Rodrigues, repórter da CBN
 Custódio Coimbra, fotógrafo do Globo
 Sérgio Torres, repórter do Estado de S. Paulo
 Nilson Proviette, motorista da CBN
Mediação: Sylvia Moretzsohn

18h30 às 20h30: Prata da casa – 3º encontro de alunos e ex-alunos do Iacs
 Fabiane Moreira, assessora de imprensa do Governo do Estado do Rio
 Carol Barcelos, repórter de Esportes da TV Globo
 Danielle Cristine, analista de marketing das lojas Leader
 André Cano, assessor de imprensa da FSB
 Marcos Vasconcelos, repórter free lancer da Folha de São Paulo
 Ana Lúcia Valinho, trainee do Globo
Mediação: Alceste Pinheiro

Depois de uma pequena pausa, as animações retornam para esse espaço. Hoje a animação fica por conta de Parigot, um curta realizado como trabalho final em 2010 para a George Melies School por Mehdi Alavi, Loïc Bramoulle, Alex Digoix, Geoffrey Lerus e Alexandre Wolfromm.

Trata-se uma animação bem produzida, simples, mas com um charme de retrô presente. Parigot, disponível no Vimeo, conta a história de um entregador e as peripécias que ele tem de executar para fazer a entrega de seus pedidos.

É claro que a liberdade artística do criador da animação está presente em diversos momentos, mas isso não impede de se ver qualidade na produção. Mas vale ver. Bom domingo.


parigot-animated short film from Loïc Bramoullé on Vimeo.

Está disponível para download o livro Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing, organizado por Annamaria Jatobá Palacios (UFBA) e Paulo Serra (UBI). O livro é o resultado das IV Jornadas LabCom sobre Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing, evento anualmente promovido pelo Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom)

Estive presente ao evento em Covilhã (Portugal) e vale a pena ler os textos das apresentações. Na ocasião postei três pequenas indicações do que vi por lá (Pragmática, comunicação publicitária e marketing, Ironia e publicidade é destacada por Paulo Serra e Publicidade e jornalismo para a terceira idade).

Segundo os organizadores do livro,
A organização das IV Jornadas foi motivada pela necessidade de se dar atenção, no âmbito acadêmico, a gêneros textuais identificados como persuasivos e a aspectos relacionados com os processos produtivos destas tipologias. Partiu-se da premissa de que existe uma reconhecida lacuna na produção acadêmico-científica, principalmente em língua portuguesa, comprometida com estes enfoques.
Esse livro será mais uma importante leitura no âmbito das formações na área publicitária e também referência para aqueles que pesquisam a temática. 

O II Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo já tem local e data. Ele ocorrerá em Curitiba (PR), na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), nos dias 8 e 9 de dezembro. O seminário faz parte das atividades da Rede PROCAD “O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica – Matrizes curriculares, planos de ensino e demandas profissionais” formada por professores da UFBA, UFSC e TUIUTI e financiada pela CAPES.

Segundo a organização do evento, "a temática deste ano é “O ensino do jornalismo na era da convergência: matrizes e estratégias pedagógicas”. Podem submeter trabalhos pesquisadores que investigam as seguintes temáticas: ensino de jornalismo e novas tecnologias, ensino de jornalismo em tempos de convergência, projetos pedagógicos, metodologias de ensino, formatação de currículos, entre outros".

Para os interessados em partilhar seus trabalhos, a data limite é 06.11.2011, sendo que os trabalhos, acompanhados de resumo de dez linhas em espaço 1 e cinco palavras-chave, devem ser escritos em Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1 e meio, com extensão máxima entre 30 e 35 mil caracteres, incluída a bibliografia. As referências completas devem vir ao final do trabalho. As citações até três linhas podem ser inseridas no corpo do trabalho. Citações acima deste limite devem ser destacadas no texto, em corpo 10, com espaçamento 1.

A organização ainda informa que "serão selecionados, no máximo, 18 trabalhos para apresentação no II Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo. O Seminário será a base do livro anual da Rede PROCADJOR que será lançado no início de 2012". A data limite para o envio de trabalhos para seleção é 6 de novembro de 2011. O resultado da seleção será comunicado aos pesquisadores até 20 de novembro de 2011. O Comitê Científico do II Seminário Nacional de Ensino do Jornalismo está constituído pelos membros das equipes PROCAD: Álvaro Larangeira, Claudia Quadros, Elias Machado, Frederico Tavares, Suzana Barbosa, Kati Caetano, Malu Fontes, Marcos Palacios e Tattiana Teixeira.

Mais informações podem ser obtidas na página do PROCAD em http://www.procadjor.cce.ufsc.br ou com os coordenadores locais do seminário Claudia Quadros (claudia.quadros@utp.br), Frederico Tavares (frederico.tavares@utp.br) Kati Caetano (kati.caetano@utp.br) e Álvaro Laranjeira (alvaro.larangeira@utp.br).

Quando soube da morte de Steve Jobs pelo Facebook hoje pela manhã, assim como boa parte dos que acompanham tecnologias, senti a perda. Não que ele fosse próximo, mas suas ideias e visão sobre tecnologias são, inquestionavelmente, sensacionais. Será duro para os tecnocratas da Apple substituí-lo.

Também estava bastante curioso para ver o que os jornais tinham feito com essa notícia. Para minha surpresa, poucos jornais nos Estados Unidos deram um grande espaço para a morte de Jobs. De fato, boa parte deles, mostram um Jobs debilitado pelo câncer, cansado e fraco. Selecionei algumas que fugiram a esse esteriótipo do "vencido pela doença". Em algumas capas, aparece Jobs em diversos momentos, seja com o Mac, o iPhone ou mesmo com o iPad. 

Ao mesmo tempo, encontrei capas de jornais brasileiros que foram bem criativos e mostraram um Jobs ativo e positivo. As capas brasileiras foram bem melhores do que as americanas no dia de hoje, sobretudo a do Diário de Pernambuco.  Veja a seguir algumas das capas que selecionei.