Hoje, 28.10, é o Dia Internacional da Animação. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

A data de 28.10 foi escolhida em homenagem a Émile Reynaud, que em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) com o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA. Em sua 8ª edição no Brasil, o Dia Internacional da Animação será realizado em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil. Aqui em Palmas, a edição ocorrerá no Cine Sesc, localizado no Centro de Atividades do Sesc, com programação para prevista para início as 19:30 h.

"Além das exibições da mostra oficial", conforme destaca o sítio oficial da 8ª edição no Brasil, "acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos".

Aproveitando, curta a animação a seguir que é do projeto Sketchtravel, que é um projeto internacional de arte de caridade, e, se desejar ver todas as que já passaram por aqui no Blog do Gipo, veja nossa relação:


SketchTravel from Curio on Vimeo.

Com informações: Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br) 


0 Responses so far.

Postar um comentário