O Jornal do Tocantins, principal veículo de comunicação diário, completa 32 anos. Criado em 18 de maio de 1979, o principal jornal impresso do Estado do Tocantins passou por diversas mudanças editoriais ao longo dos anos.

Em 2010, o Jornal do Tocantins ganhou novo formato e uma nova página na internet  que apresenta atualizações em tempo real das notícias do Tocantins, do Brasil e do mundo, e conteúdo extra (vídeos e galerias de fotos), disponível apenas aos assinantes.

Uma linha do tempo foi publicada na edição de aniversário, que apresenta mais detalhes sobre grandes momentos do periódico:

1979 - Nasce um novo tempo no jornalismo da região Norte do país. Antes mesmo da criação do Estado, a primeira edição do Jornal do Tocantins é lançada. A homologação do aeroporto de Araguaína estampa a manchete veiculada em 18 de maio.
1988 - O Estado do Tocantins é criado com a promulgação da Constituição brasileira de 1988 e o jornal normaliza sua periodicidade (uma vez por semana). Na primeira edição do JTo do ano seguinte, o ato de instalação do mais novo Estado da Federação brasileira devidamente registrado e estampado na primeira página do jornal.

1991 - Ainda editado e impresso no Estado de Goiás, passa a circular duas vezes por semana. Neste ano, a retirada de ossadas da época da Guerrilha do Araguaia foi uma das manchetes do JTo.

1994 - A demanda por informações do novo Estado fez com que o JTo se tornasse trissemanário a partir de outubro. A edição de 7 a 8 daquele mês estampou a vitória de Siqueira Campos, eleito pela segunda vez governador, e Fernando Henrique Cardoso, presidente da República.

1998 - No dia 31 de março, após quase 20 anos desde a primeira edição e já com sua editoria geral em Palmas, o JTo passa a circular diariamente, de terça a domingo, com novo projeto gráfico. O avanço foi testemunhado por autoridades do Estado.

2000 - Em sintonia com o avanço das tecnologias em comunicação, o Jornal do Tocantins lança sua na internet.
2004 - Já sob novo projeto gráfico e editorial, a edição de 3 de outubro focava todas as atenções no cidadão e na responsabilidade do eleitor para eleger prefeitos e vereadores.
2005 - Uma das datas mais tristes para os católicos de todo o mundo. A morte do Papa João Paulo II recebeu tratamento diferenciado na capa do Jornal do Tocantins de 3 de abril, trabalho reconhecido ao ser escolhido um dos finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo, mais importante prêmio do jornalismo brasileiro.

2005 - O mais recente passo rumo à consolidação do Jornal do Tocantins no Estado foi a transferência para a sede própria da Organização Jaime Câmara, em Palmas, inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da OJC, Jaime Câmara Júnior, no dia 10 de agosto.

2009 - O JTo lança novo projeto gráfico-editorial com alteração na mancha-gráfica, ordem das editorias e conteúdo. A mudança é focada na ampliação de serviços ao leitor.

2010 - O JTo lança sua nova página na internet com destaque para atualização em tempo real das notícias do Tocantins, do Brasil e do mundo, e para o conteúdo extra - como vídeos e galerias de fotos, disponível aos assinantes.

1 Response so far.

  1. gostei deste retropecto a respeito do jornal do tocantins, evidencia atraves da historia a sua grandeza na informação.

Postar um comentário