O trabalho do cartunista.  Fonte: Ilustração
Para muitos, os quadrinhos são apenas uma forma de diversão e entretenimento. Estórias fantásticas alegram e geram emoções de espanto e força. Mas há quadrinhos que são história realmente. (Não entrarei no mérito da diferença, aqui no Brasil, de história [acontecimentos, fatos] e estória [fábulas, contos]).

Essas histórias, em formato de quadrinhos, trazem informação e reflexão onde a fotografia não pode (ou não é permitida). Por meio desse tipo de "cobertura" é possível perceber questões como direitos humanos, igualdade, justiça social e econômica, imigração, educação, trabalho e saúde. Um exemplo bem interessante de jornalismo em quadrinhos que vi recentemente é o de Sarah Glidden.

Glidden é uma cartunista americana que trabalha com temáticas voltadas para o oriente médio. Um dos seus trabalhos está disponível no Cartoon Movement e é intitulado "The Waiting Room". A história trata dos refugiados provenientes da Síria e a dificuldades de entrada em outros países. Apesar de voltado para esse país, o mesmo é vivenciado por milhares de outros provenientes de muitas terras e partes do mundo. Veja os traços de Glidden a seguir e confira a história toda no Cartoon Movement:


 

0 Responses so far.

Postar um comentário