Capa do livro
Está disponível para download os dois volumes do livro "O Pensamento Jornalístico Português: das Origens a Abril de 1974". Os livros foram escritos pelos professores Jorge Pedro Sousa (Coord.), Mário Pinto, Ricardo Jorge Pinto, Gabriel Silva, Nair Silva, Carlos Duarte, Eduardo Zilles Borba, Mônica Delicato, Patrícia Teixeira e Patrísia Ciancio. Estão disponível por meio do LabCom, da Universidade de Beira Interior.

O volume 1, com 534 páginas, apresenta a contextualização da história e do pensamento jornalístico português e, o volume 2, com 1240 páginas, traz os apêndices com indicadores de produção bibliográfica portuguesa.

Segundo Jorge Pedro Sousa, coordenador da obra:
A ambição fundamental do projecto foi, para além da publicação destelivro, a construção de uma biblioteca on-line de acesso livre de resumos de livros sobre jornalismo publicados em Portugal até 1974, com algumas informações sobre a respectiva localização em bibliotecas e os seus autores, e de textos interpretativos sobre as obras encontradas. Em acréscimo aos contributos teóricos ao Jornalismo resultantes deste trabalho, pensa-se que os resultados da presente pesquisa podem  ser relevantes para a investigação futura em campos como a história,sociologia, comunicação política, etc. e ajudam a compreender a evolução e o momento presente do jornalismo português e da profissionalidade dos seus intérpretes: os jornalistas portugueses.
Estamos certos de que essa contribuição, inestimável para a história da área, já conquistou um espaço nas discussões e pesquisas, tanto em Portugal, quanto no Brasil.


0 Responses so far.

Postar um comentário