imagem do sítio do jornal guardian
Quando se fala em potencializar a notícia, muito se pensa nos desdobramentos que essa possa ter, nas séries que dela podem eclodir, mas pouco ou quase nada se fala sobre o que os comentários podem agregar ao conhecimento.

Parece que, apesar de tanto falarmos em participação e interação com o leitor, pouco se faz com o que ele produz de informação nos comentários.

Essa é a conclusão que Paul Bradshaw, jornalista e professor da Birmingham City University e da City University, ambas em Londres, chegou em um artigo intitulado "Stories hidden in the data, stories in the comments". Nesse artigo, Bradshaw comenta uma notícia publicada no The Guardian sobre evsão fiscal e um infográfico produzido para ilustrar os percursos do desvio monetário.

Até aí, nada de novo. Mas algo realmente "novo", foi a indicação e a problematização que ele passou a colocar em pauta sobre o uso dos comentários. Os comentários agregam valor as informações, atualizando-a e, em diversos momentos, contestando as informações apresentadas.

Para Bradshaw, o The Guardian ultrapassa seus rivais editoriais por dar atenção aos comentários e agregar mais e "novas" informações as notícias produzidas. Essa interação entre editoria e usuários, produz uma colaboração que ultrapassa a produção "econômica" da notícia, tornando-a mais "social".
De fato, o "novo" olhar sobre os comentários pode potencializar a notícia, amplificando seu impacto.

Pena que a resistência ainda é grande em aceitar que o leitor não é um sujeito passivo, que a produção de notícia é de mão dupla. O espaço da internet permite essa interação de forma mais ampla. Vamos ver como os jornais se portam quanto a essa questão.


0 Responses so far.

Postar um comentário