fotografia de carlos wagner
Jornalista Carlos Wagner. Foto: Zero Hora 
Ricardo Stefanelli, diretor de Redação de Zero Hora, escreveu para o Blog do Editor - A vida na Redação, um artigo bem interessante. Ele intitula-se "A réplica do contador de histórias" e, destina-se a uma reflexão sobre o trabalho do jornalista Carlos Wagner na redação do Zero Hora.

Durante todo o artigo, Stefanelli lembrou os percursos de Wagner, desde entregador de jornais à jornalista diplomado e atuante dentro da redação do Zero Hora.

Essa reflexão, fruto de uma vivência e do trabalho compromissado, aponta para uma série de competências que todo jornalista deveria pensar seriamente. Stefanelli frisou:
– Nunca ouvi uma fonte se queixar da postura ou da ética de Carlos Wagner, mesmo os mais atingidos pelo texto que já esfarelou biografias sem solidez e colocou outros na cadeia;
– Nunca vi um editor – nem advogado – inseguro diante de uma reportagem de Carlos Wagner, pois ao longo de três décadas ele mostrou que conhece os atalhos para o jornalismo preciso e sem retificações;
– Apesar de poucos cabelos, os existentes em Wagner são brancos, um outro símbolo desta Redação, que valoriza a mescla entre a inquietação dos mais jovens e a sapiência das mentes maduras;
– Por fim, mas não menos importante, é bom conviver com um experiente reporteiro que nunca titubeia quando interrogado sobre a melhor matéria de sua vida: “é a próxima”, gosta de dizer.
Essas são competências que não podemos ensinar. Podemos filosofar à respeito, mas transferi-las para a ação jornalística, é algo praticamente impossível, já que partimos do pressuposto que a educação é algo imanente. De fato, ao lermos memórias de colegas jornalistas, vemos a importância do querer, da motivação e da própria 'libido' pela área.

Será que conseguimos fazer nossos alunos sentirem a mesma vontade? Está posto aqui o desafio. Com a palavra nossos acadêmicos.


1 Response so far.

  1. As inscrições para curso de pós-graduação em Gestão e Produção em Jornalismo vão até 19 de junho.
    Público-Alvo:Profissionais graduados em qualquer área acadêmica.
    Acessem o site para mais informações:
    http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=60

Postar um comentário