E.Everhart. Foto: Journalistics.
Essa é uma "boa" questão para pesquisa. Li recentemente um artigo de Erin Everhart, jornalista e especialista em marketing social, intiulado "Can Twitter Make You a Better Editor?" e publicado no Journalistics

Confesso que a pergunta pareceu atraente em si, já que fiquei curioso de ver as argumentações que Everhart traria. Bem, ela começa sua argumentação lembrando que já exerceu a função de editor em uma editora de livros e, vivenciou situações em que os autores tinham dificuldade na escrita. Ela compara esse processo ao de escrita em um jornal, onde o editor também desenvolve as mesma funções de compreensão da escrita. 

Para Everhart, o Twitter obriga o escritor "a ser conciso, dizendo exatamente o que se quer em poucas palavras quanto possível, especialmente se você está esperando para ser reenviada sem outra edição". Nesse sentido, ela defende que o exercício da escrita no Twitter pode auxiliar e melhorar os processos de escrita.

Mas será que isso substitui uma formação específica? Everhart não defende essa idéia. De fato, ela conclui que "o Twitter pode desempenhar um papel chave para ajudar você a ficar melhor no que você diz e como você diz. Mas não acho que o Twitter vai substituir uma educação sólida em um curso de jornalismo". E aí, você concorda com essa idéia?


1 Response so far.

  1. Sinceramente, eu acredito que, para poder saber como escrever concisamente é necessário saber escrever bem e corretamente. Tudo bem que a nova forma de escrita que tem surgido em função da limitação de caracteres obrigue a que leiamos coisas como "vlw" ou o abominável miguxês. Mas, antes de tudo é necessário saber expressar as ideias.

    Abraços.

Postar um comentário