Mark Ward, da BBC Ciência, apontou para um problema sério no artigo "Se agotan las direcciones en internet". Segundo Ward, em menos de 18 meses não haverá mais grandes blocos de endereços na internet disponíveis.  A data limite é 09 de setembro de 2011, quando o último bloco de endereços será disponibilizado para comercialização. 

O problema se concentra no que conhecemos como "endereço IP", que é o que garante que as informações cheguem aos seus destinos. Como a internet tem crescido em uma taxa de quatro vezes o dos endereços IP (IPv4), os cerca de 4 milhões de endereços estão se esgotando. Isso se agravou em vista do avanço das tecnologias móveis que exigem novas demandas. 

A resposta parece estar no novo modelo de protocolo, segundo Ward. Esse novo modelo, o IPv6, terá capacidade para bilhões de endereços. Teoricamente, não haverá problemas na coexistência dos modelos, mas para Trefor Davies, diretor de tecnologia da empresa provedora de serviços de internet Timico, citado no artigo por Ward, esse teme "problemas en la velocidad de navegación. A menos que más ISP y otras empresas empiecen a usar direcciones IPv6, esas demoras podrían comenzar a afectar la navegación web en general", assegurou.

É, parece que a crise também chegará a internet. Vamos esperar que esse alerta mude o cenário e crie possbilidades de superação.

0 Responses so far.

Postar um comentário