Memória digital: bilhões de páginas disponíveis
Quando se pesquisa a internet e os impactos que as tecnologias tem sobre os espaços coletivos fica evidente a dificuldade que é manter uma memória viva desses processos. Quando então se fala das mudanças jornalísticas ao longo dos anos, aí que a tarefa se torna mais árdua.

Porém, sítios provenientes de projetos de preservação da memória têm surgido. É o caso das iniciativas Internet Archive e UK Web Archive, esse último já apresentado em post aqui no Blog do Gipo.

Um vídeo, disponível no sítio 233grados.com, mostra a utilização da memória preservada em espaços como os citados. O vídeo apresenta a página de entrada da edição online do New York Times nos últimos 15 anos. Ela foi criada com base nos arquivos do Internet Archive, por meio do projeto Wayback Machine, que possui mais de 15 bilhões de páginas desde 1996.

Perceba as mudanças que ocorrem ao longo do anos, como o aumento dos espaços e chamadas nas páginas, a mudança na ênfase das apresentações, o espaço maior que as propagandas passam a ter, o surgimento dos vídeos que ganham maior espaço ano a ano, dentre outros detalhes.


15 years of NYTimes.com from Vostok on Vimeo.


1 Response so far.

  1. Olá Gilson!
    Parabéns pelo trabalho. Tem sido muito importante para abrir os horizontes de um estudo que estou fazendo sobre a memória da Internet. Aproveito para te perguntar: você sabe o nome da música do vídeo?
    Parabéns mais uma vez!

Postar um comentário