Um outro mundo de aprendizados
A realidade aumentada, isto é, "a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais (Kirner and Kirner, 2007)", não é mais um assunto de outro mundo.

No Blog do Gipo, temos uma lista de postagens sobre o assunto e exemplos. Além disso, o sítio Realidade Aumentada é um excelente exemplo do que está sendo feito no Brasil.

Hans Rosling
Uma outra utilização, muito importante, da realidade aumentada, é na educação. De fato, o potencial para facilitar a compreensão de conteúdos muito abstratos, tem sido o forte desta tecnologia. Em uma dessas utilizações, Hans Rosling, que é médico e pesquisador, apresenta 200 anos de história em 200 países, em apenas pouco mais de 4 minutos de vídeo.

O assunto é complexo: expectativa de vida e renda no mundo nos séculos 19 e 20. No vídeo, ele mostra que a expectativa de vida e renda no mundo todo era menor em 1810, mas também como e para onde essa situação evoluiu ao longo do tempo. Veja a seguir o vídeo que está disponível no You Tube:




1 Response so far.

  1. A Realidade Aumentada é uma tecnologia fascinante e aplicada a modalidade de EaD e, certamente poderá facilitar e dinamizar o processo de aprendizagem em qualquer campo do conhecimento.

    Francisco Márcio O. Silva
    Prof. em Augustinópolis-TO

Postar um comentário