O 11 de setembro de 2001 ficou na história. Não apenas pela ação em si, mas principalmente, por ter sido em um país de tanta influência econômica e militar no mundo. Já escrevi sobre o 11 de setembro em outra postagem, fruto das minhas lembranças do dia do sinistro.

Hoje, que lembramos os 10 anos, pensei em partilhar sobre um outro 11 de setembro, pouco lembrado, pouco difundido, já que aconteceu nos anos 70 e, em um país que tinha pouca influência mundial, apesar de regionalmente significar muito para a América do Sul.

Trata-se do 11 de setembro de 1973, quando houve o golpe de Estado comandado pelo general Augusto Pinochet em parceria com os Estados Unidos contra o governo constitucional de Salvador Allende, de clara inclinação socialista. Diferente do 11 de setembro norte-americano, o chileno não é visto como um massacre ou crime (pelo menos do ponto de vista do capital internacional). 

Mas achei bem pertinente partilhar um pequeno documentário, produzido para o filme 11'0901, que reúne uma série de documentários de vários cantos do mundo sobre o acontecido no 11 de setembro. Ele foi indicado pela colega jornalista Ana Prado, no seu Facebook

O legal desse documentário é o contraponto: um chileno escreve sobre o 11 de setembro e os impactos. Veja, ficou bem interessante a perspectiva. Ele está disponível no You Tube.



0 Responses so far.

Postar um comentário