Está disponível para consulta e download o dossiê temático WikiLeaks - Cibercultura e Política, publicado pela Revista Contemporânea, da Faculdade de Comunicação (UFBA). 

O Wikileaks, foco da revista, se tornou uma importante fonte de documentos e informações confidenciais, tornando-se um incômodo para muitos países. Daí a necessidade de entendê-lo como possível mecanismo de renovação e redefinição do fazer jornalístico. 

O dossiê, editado por André Lemos, conta com artigos de Sergio Amadeu, Rodrigo Firmino, Juremir Machado da Silva,Elisabeth Saad Correa, Graciela Selaimen, Rogério Christofoletti e Candida de Oliveira, Gabriela Zago e Jandré Batista e Patricia de Melo.

Segundo Lemos, no editorial do número, os textos abordam questões importantes, tais como 
É possível controlar e censurar a internet? Qual o papel dos meios de comunicação de massa em meio a novos formatos de produção e distribuição de informação? No que se constitui, se é que se constitui, essa esfera pública global? Qual o limite da legalidade ou da ilegalidade no acesso e difusão de informações confidenciais? Toda informação deve ser livre? Quais os limites da soberania, do território dos Estados-Nação no controle da informação no ciberespaço? Como analisar o papel mediador das novas mídias e redes sociais nesses movimentos?
Com certeza esse número será útil nas discussões em sala de aula e nos processos de formação e qualificação em jornalismo.  

0 Responses so far.

Postar um comentário