Está disponível, desde o dia 26.05 último, no sítio do Observatório da Imprensa, a reportagem com o professor e Jornalista Eugênio Bucci, da Escola de Comunicação e Artes da USP. O artigo intitulado As faculdades de jornalismo e seu conteúdo, tem como foco a discussão da revisão das Diretrizes Curriculares.

Bucci aponta, entre diversas considerações oportunas, que:


"[...] temos visto turmas e mais turmas feridas pelas "desilusões perdidas", desilusões dos outros, em ambientes que não cultivam o orgulho próprio, que não cultivam a confiança na enorme diferença que uma história bem contada pode fazer no destino de uma pessoa, de uma comunidade, de um país. O jornalismo, muito mais do que o samba, é um privilégio. Por maiores que sejam as crises. É isso o que deveria ser ensinado nas escolas de jornalismo, nosso colégio. Mas não é. Olho em volta e, exceções à parte, não vejo altivez, não vejo convites ao talento, não vejo vibração. Vejo, quase sempre, dois extremos que são igualmente infrutíferos.
Extremo número 1: A escola é um lugar em que se extrai o azedume da teoria – para amaldiçoar indevidamente o jornalismo. Extremo número 2: a escola é um lugar que se refugia no fetichismo da prática. Acaba dando no mesmo. Ou a escola envereda pela negação do projeto da imprensa ou ela cai na idolatria dos tais modelos de mercado, prometendo à sociedade um adestramento acelerado. Quando acometida desse tipo de "tietagem" do mercado, a faculdade não se arrisca a pensar ou inventar formas novas de cobrir os fatos: prefere servir, de modo subalterno, como criadouro para abastecer os padrões supostamente consagrados. É como se, diante da crise, a única saída fosse a imitação. Pior: a imitação do que vai aos poucos fracassando."



Novamente vemos a discussão entre teoria e prática nos processos formativos. É o que aponta no artigo Crise na Comunicação: entre o real e o imaginado no campo da formação profissional (no prelo): "É a máxima da difícil relação teoria e prática. Na “teoria” pensa-se de uma forma; na “prática” atua-se de outra.".



Leia o artigo completo de Eugênio Bucci no sítio: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=539JDB002





Boas reflexões!

0 Responses so far.

Postar um comentário