A Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI) produziu um documento de contribuição ao processo de discussão da revisão das Ditetrizes Curriculares para os cursos de Jornalismo.



O documento intitulado A RENOI e as Diretrizes Curriculares para os cursos de Jornalismo aponta para a necessidade de agregar-se novas competências ao perfil formativo do egresso dos cursos de jornalismo. Entre os diversos elementos, aponta-se:



"Competências e habilidades gerais do comunicador
- Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias;
- Usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade;
- Posicionar-se de modo ético-político;
- Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de
criação, de produção, de interpretação e da técnica;
- Experimentar e inovar no uso destas linguagens;
- Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação;
- Ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e
especializados na área.


Competências e habilidades dos egressos dos cursos de Jornalismo
- Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
- Interpretar, explicar e contextualizar informações;
- Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados;
- Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
- Formular questões e conduzir entrevistas;
- Relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza;
- Trabalhar em equipe com profissionais da área;
- Compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
- Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
- Avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos;
- Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos
sobre os diversos setores da sociedade;
- Buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
- Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
- Dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação;"


E ainda acrescentam, na forma de uma "sugestão de redação para as competências":


"Saber Fazer
- Produzir e editar materiais jornalísticos na forma de texto, imagem fotográfica, vídeo, áudio e outros, levando em consideração aspectos como clareza, correção e precisão, bem como limites de espaço e duração;
- Apurar e investigar informações, buscando correção e precisão dos dados;
- Reportar fatos, registrando com fidelidade os acontecimentos;
- Interpretar, explicar e contextualizar cenários, fatos e circunstâncias de modo a produzir informações que colaborem para o público-alvo;
- Elaborar pautas jornalísticas;
- Planejar coberturas jornalísticas de curta, média e longa durações;
- Formular questões e conduzir entrevistas;
- Editar materiais jornalísticos na forma de texto, imagem fotográfica, vídeo, áudio e outros, levando em consideração aspectos como clareza, correção e precisão, bem como limites de espaço e duração;
- Compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística, com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação;
- Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística, com criatividade e método requeridos em um contexto de saturação de meios e mensagens;
- Dominar linguagens verbais e não verbais usadas nos processos de comunicação e
informação;
- Articular materiais de diversas linguagens de maneira a compor um conjunto informativo claro, coeso e correto;
- Experimentar e inovar no uso destas linguagens, buscando convergência e multimidialidade;
- Dominar o uso de técnicas adequadas para a expressão das diversas perspectivas relevantes aos fatos e acontecimentos apurados, conferindo pluralidade e equilíbrio à apropriação jornalística;
- Dominar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação para a ampliação das possibilidades de difusão de mensagens e produção colaborativa de informações com a articipação do público;



Saber Conviver e Saber Ser
- Relacionar-se com fontes de informação, priorizando a extração de informações pertinentes sem descuidar dos preceitos éticos da profissão;
- Trabalhar em equipe com profissionais da área, atuando de forma cooperativa e sinérgica;
- Relacionar-se com diferentes públicos, inclusive os produtores/consumidores de informação e usuários de sistemas informativos;
- Compreender a natureza e a função do Jornalismo nas sociedades contemporâneas, distinguindo entre suas diferentes missões: como atividade comercial, destinada a assegurar a liberdade de expressão, e como serviço público, orientado à afirmação do direito à informação;
- Conhecer as principais contribuições das ciências sociais e humanas ao campo da comunicação, em relação às exigências de consolidação da cidadania colocadas às mídias pelas democracias contemporâneas no contexto de uma economia globalizada;
- Conhecer as principais contribuições das ciências sociais e humanas para a compreensão dos desafios sociais, econômicos e políticos brasileiros, de forma a perceber e cumprir a função do jornalismo na apuração de responsabilidades pela gestão de políticas públicas sociais;
- Refletir criticamente sobre as práticas profissionais do Jornalismo;
- Atuar com responsabilidade, correção e ética profissional, cultivando ainda comprometimento com a cidadania e com o desenvolvimento humano e social."

Leia o documento integral, que aponta outra contribuições sugestivas para área, no sítio: http://monitorando.files.wordpress.com/2009/05/renoi_e_diretrizes.pdf


Boa leitura.

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